Compartilhamento de arquivos em nuvem: saiba como funciona
A internet e a tecnologia vem crescendo a cada dia que passa, trazendo diversas facilidades para toda a sociedade, desde tarefas mais simples até as mais complexas. Hoje, falaremos sobre os arquivos em nuvem e como eles podem ajudar no seu dia a dia.
Sendo assim, o texto irá abordar e explicar sobre o compartilhamento desses arquivos, o que é nuvem, como que todo o processo funciona, quais as vantagens de se armazenar os arquivos em nuvem e do impacto que isso pode causar para você, seja uma empresa ou uma pessoa comum.
De fato, os últimos anos foram bastante importantes para a sociedade em um pensamento geral. A evolução da tecnologia e a internet estando mais presente na vida da grande maioria dos cidadãos propôs diversas novas possibilidades que, antes, não eram possíveis, como um simples serviço de aluguel de notebook online.
Claro que é possível destacar inúmeros avanços que esses dois recursos, juntos, conseguiram nos proporcionar, mas um que vem dando o que falar e tem sido muito bom tanto para empresas quanto para pessoas mais comuns é o tipo de armazenamento.
Antigamente, guardávamos arquivos e informações importantes nos saudosos disquetes, que cabiam pouquíssima informação, mas ajudavam a locomover tais dados de um lado para o outro, sendo adotado até mesmo por um simples escritório de assessoria contábil e outras diversas organizações.
Conforme o tempo passou, começamos a utilizar os famosos CD-RW que era uma espécie de disco onde era possível gravar e apagar dados, cabendo mais informações do que o disquete e, assim como ele, abrindo a possibilidade de apagar e inserir novos dados.
Mais um pouco de tempo à frente, começaram a utilizar os pen drives e os HDs externos, cabendo bastante informação dependendo do tamanho do mesmo, além da tecnologia em si tendo avançado, sendo utilizados e aplicados desde grandes logísticas até mesmo empresas de segurança da informação.
Mas, faz alguns anos que a forma de armazenamento de arquivos mais comuns é através da nuvem, sendo a mais utilizada, versátil, possibilitando o acesso de qualquer lugar desde que haja internet, sem mencionar que possui servidores com um espaço gigantesco.
A nuvem nada mais é do que um tipo de armazenamento onde servidores, usuários e aplicativos conseguem acessar dados compartilhados dos mais variados lugares, ideal para cargos, empresas ou pessoas que precisam acessar uma quantidade de informação em um único lugar, integrando todas elas de forma simples e segura.
Por isso, os tópicos a seguir irão mostrar o motivo de um escritório de contabilidade em São Paulo precisam ficar por dentro de como tudo funciona, entendendo a fundo como a nuvem pode mudar até mesmo o estilo de negócios da sua marca. Confira.
O conceito do armazenamento em nuvem
Antes de mais nada, é necessário entender o conceito de armazenamento em nuvem e como ela é necessária para o mundo de hoje, como ela é utilizada e, acima de tudo, como funciona e porque é tão funcional.
Baseando-se na ideia de um grande servidor com diversas informações compartilhadas com muitas pessoas, o armazenamento em nuvem é muito bom para você que precisa acessar dados específicos de forma rápida, mostrando porque a grande maioria organizações começaram a adotar o mesmo.
Desde uma empresa de soluções em TI (Tecnologia da Informação) até as vendedoras de cosméticos, os dados armazenados na nuvem podem refletir dados de clientes, informações importantes sobre planejamentos e as finanças de uma marca, sobre os próximos passos a serem dados e até valores exatos de vendas que a mesma realizou.
Com isso em mente, entenda que existem softwares que usam essa informação para otimizar processos, acessando em instantes essa base de dados e fornecendo a informação necessária para o desenvolvimento de determinada tarefa, podendo ser um sistema de monitoramento em nuvem ou um simples software de estoque.
Entre os vários benefícios, podemos destacar:
? Acessibilidade 24h, desde que tenha conexão com a internet;
? Maior segurança contra perda de dados;
? Maior chance de investimentos em modelos novos de negócio;
? Otimização de tempo e recursos.
Claro que muito pode mudar de uma empresa para a outra, mas no geral os benefícios podem ser usufruídos quando a organização busca entender melhor como funciona tal armazenamento, conseguindo expandir seus negócios e ter um maior alcance no mercado.
Os mais diferentes tipos de coisas podem ser armazenadas, independentemente se você é uma pessoa comum ou uma empresa que fornece serviços de terceirização de TI.
Isso porque as pessoas mais comuns buscam utilizar a nuvem como maneira de arquivar suas fotos, vídeos e dados de cunho mais pessoal, evitando utilizar os DVDs, CDs, Pen Drives e até mesmo, em alguns casos, os álbuns de fotos.
Já as empresas foram previamente explicadas anteriormente, utilizando sim para armazenar o que foi mencionado, mas também como forma de estratégia, otimização e ganhar velocidade nos mais diversos processos que a marca precisa.
São diversos requisitos que podem ser necessários se a sua empresa de terceirização em TI decidir utilizar o armazenamento em nuvem, dependendo muito também do servidor no qual foi escolhido trabalhar, assim como a empresa que gerencia o mesmo.
Alguns dos recursos que eles oferecem é alta compatibilidade com as diversas ferramentas de marketing e aplicativos, permitindo a integração de todos, abrindo a possibilidade de compartilhar os mais diversos dados, que é o objetivo final do armazenamento em nuvem.
Outra característica interessante é a segurança de dados, permitindo colocar senhas e gerenciar os dados e acessos através de um sistema hierárquico, garantindo que o diretor tenha todas as informações enquanto o analista de recursos humanos acesse apenas o que lhe é devido.
Com isso, iremos indicar alguns serviços de armazenamento em nuvem que podem ser utilizados por você, pessoa comum, ou para a sua empresa. Confira.
1. Google Drive
O Google Drive é o sistema de armazenamento em nuvem da Google, sendo muito útil por já estar integrado com as contas e e-mails da plataforma, que é utilizado pela grande maioria das pessoas, seja no computador ou até mesmo em seu smartphone.
Ele possui 15 GB grátis para ser utilizado como você bem entender, podendo aumentar o número de funcionalidades e o espaço de armazenamento caso você decida que precisa demais, pagando um valor para a plataforma.
Como todo bom serviço ligado a nuvem, possui integração de qualquer lugar desde que possua o aplicativo e conexão com a internet, possibilitando alterações nos documentos no modo offline, sendo eles atualizados a partir do momento em que o usuário se conectar a alguma rede de internet, sendo ela 3G, Wi-fi ou cabo de rede.
2. OneDrive
O OneDrive segue a mesma linha de raciocínio do Google Drive, porém, é o serviço de armazenamento em nuvem disponibilizado pela Microsoft, sendo excelente para todos aqueles que possuem e-mail e conta no hotmail.
Assim como o Google Drive, oferece 15 GB grátis para todos aqueles que possuírem uma conta, podendo utilizar livremente, aumentando o espaço e o número de funcionalidades através de um pequeno valor mensal, caso se interessem.
Além disso, oferece acesso aos arquivos de qualquer lugar, precisando estar conectado à internet. É altamente compatível com sistemas como Windows, Linux e Mac, além de dispositivos móveis como Android e IOS, que também permite a edição offline.
3. Dropbox
Essa é uma opção de armazenamento que permite, gratuitamente, utilizar o espaço de até 2 GB, podendo passar de 1 TB caso haja contribuição e pagamento de valores mensais, oferecendo diversos outros recursos dependendo do plano contratado.
Muito utilizado por empresários e empresas por ter um plano flexível que se adapta de acordo com a necessidade da organização, além de permitir o acesso simultâneo de diversos usuários, possibilitando utilizar o sistema de hierarquia, conforme mencionado anteriormente no texto.
Seus sistemas de segurança são altamente avançados, permitindo desde senhas até mesmo criptografia, garantindo que os dados não sejam vazados e se responsabilizando pelo sistema bem construído, com uma ótima infraestrutura.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou o que é o compartilhamento em nuvem, explicando como ele funciona, o conceito do armazenamento, os benefícios e vantagens de se utilizar o mesmo, além de alguns dos mais usados nos dias atuais.
Nos tempos de hoje, a era digital chegou para ficar e, tanto quando pensamos em segurança digital quanto em maneiras de aprimorar e otimizar os processos da organização, é normal que novas formas de negócio surjam.
O armazenamento de dados em nuvem é apenas um dos recursos necessários para continuar competitivo.
Portanto, busque entender ainda mais a fundo sobre esse tipo de armazenamento e como ele pode ser benéfico para você, pessoalmente, e para o seu negócio, utilizando esse texto como guia e orientação, conseguindo se adaptar da melhor forma possível a essas mudanças.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.