O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Como tornar o banheiro seguro para as crianças?

Com a chegada de novos integrantes na família, é preciso fazer alterações em diversos cômodos da casa, como a retirada de utensílios perigosos do alcance das crianças, colocar proteção em tomadas, entre outros. Um dos ambientes que demandam essa atenção é o banheiro. 

É preciso levar em conta que crianças pequenas estão em constante aprendizado, por isso, a curiosidade é natural nessa idade. Portanto, é fundamental prevenir e evitar qualquer tipo de acidente doméstico no banheiro.

Além de cuidados básicos com itens perigosos em locais mais baixos, o banheiro demanda um pouco mais de atenção, já que o local se torna muito escorregadio quando molhado, por isso, pisos e tapetes antiderrapantes são fundamentais para evitar acidentes quando os pequenos ainda estão aprendendo a andar.

Para as crianças que já estão na fase de aprender a utilizar o local sozinhas, é preciso considerar fazer adaptações em móveis e utensílios. O vaso sanitário, por exemplo, precisa ter uma altura adequada para o uso dos pequenos. Para quem está reformando, vale a pena investir em bancadas e móveis próprios para crianças, mas se o objetivo for adaptar gastando pouco, é possível utilizar banquetas, escadas e acentos redutores próprios para a ocasião.

Como em qualquer ambiente da casa, é preciso cuidado com a parte elétrica do banheiro e as quinas dos móveis. Fazer a proteção desses locais com tampões e borrachas é fundamental para evitar acidentes.

Vale lembrar que o banheiro é um cômodo bastante utilizado pelas crianças, por isso, unir o ambiente com aprendizado e brincadeiras é uma maneira maravilhosa de ensinar os pequenos. Vale apostar em utensílios que fazem as crianças se manterem organizadas e aprenderem tarefas básicas do dia a dia, como por exemplo cestos para colocar a roupa suja e baldes plásticos para organizar a própria bagunça.

Para crianças que dividem o banheiro entre si, a dica é sempre ter itens em cores diferentes, dessa forma, cada criança se torna responsável pelas suas coisas, além de saberem exatamente qual item individual devem utilizar.

Por fim, tornar o ambiente recreativo possibilita que as tarefas do dia a dia sejam executadas pelos pequenos de forma mais tranquila. Para isso, deixar o espaço mais lúdico através da decoração é uma ótima opção para quem está reformando. Pintar o banheiro ou adicionar itens como espelhos e quadros de personagens é uma possibilidade.

Para quem deseja investir menos, vale apostar em adicionar as cores nos itens funcionais, como, por exemplo, toalhas em cores vivas, escovas de dente de bichinhos ou mesmo banquetas para alcançar as torneiras em cores mais chamativas ou assentos de personagens. Esses itens além de úteis, levam mais alegria ao local, permitindo que os pequenos se sintam mais à vontade em utilizar os utensílios.