Giro de Noticias

Como se preparar para concursos com pouco tempo para estudar

Estudar para concursos é uma tarefa que requer muita concentração, empenho e preparo. Provas complexas exigem conhecimentos em diferentes áreas, e os conteúdos sugeridos em editais são longos, dificultando o senso de prioridade do concurseiro.

Além do conteúdo extenso, quem se prepara tem que administrar trabalho, outros estudos, afazeres do dia a dia, vida social e descanso.

Para equilibrar tantos pratos, é preciso organizar-se estrategicamente para se esforçar o suficiente e aproveitar as 24 horas do dia.

Pode parecer complicado, mas com o direcionamento certo é possível estudar para um concurso com pouco tempo disponível.

Atualmente, existem plataformas que apresentam o melhor plano de estudos de acordo com o objetivo do aluno, aulas dinâmicas, resolução de questões e professores disponíveis para esclarecer dúvidas. O Qconcursos, edtech como a maior comunidade de estudantes do Brasil, já tem mais de 18 milhões de alunos cadastrados e tem a missão de facilitar a vida do concurseiro.

“Ainda existe a falsa concepção de que para passar em um concurso é necessário abrir mão da vida social e outras atividades para estudar incansavelmente. Estudar é importante sim, mas tamanha cobrança pode ser prejudicial para o concurseiro. Além disso, muitos brasileiros não têm a opção de abdicar do trabalho para se dedicar aos concursos.

Por isso, é preciso ter um equilíbrio e administração do tempo” explica Jefferson Rodrigues, Head of Education do
Qconcursos.

Pensando naqueles que não possuem muito tempo livre para estudar, o Qconcursos aponta algumas dicas para estudar em um curto prazo:

Entenda em que momento você está Ter clareza dos seus pontos fortes e fracos em relação às disciplinas é
fundamental para otimizar o seu tempo. Fazer um simulado inicial vai te dar a percepção de onde deve concentrar maiores esforços para se aprofundar e onde precisa revisar e fixar conhecimento.

Após um ciclo de estudos, faça um novo simulado para saber o quanto progrediu