Economia

Como fazer um planejamento financeiro eficiente antes de o ano acabar

Com o fim do ano se aproximando, os empreendedores já podem começar a preparar o balanço financeiro e ajustar estratégias para garantir um crescimento sólido no próximo ano. Sem um bom planejamento, esse período pode virar dor de cabeça. 

Ainda é possível realizar um controle com mais eficiência nos próximos meses, organizando as contas atuais e não levando as dívidas para o ano que vem. Usando um ERP de gestão financeira como o da Conta Azul, é possível automatizar processos e planejar um bom controle financeiro para empresas. 

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE, divulgada em março deste ano, revelou que 3 em cada 10 pequenos negócios têm dívidas em atraso. O estudo mostrou ainda que 55% das MPEs (micro e pequenas empresas) comprometem 30% do faturamento com o pagamento de contas em aberto.

Além disso, na primeira quinzena de setembro, a Receita notificou as 1.265.000 maiores empresas devedoras do Simples Nacional, que têm até 30 dias para regularizar. 

Para garantir um maior controle nos próximos meses e acabar de vez com as dívidas antes do ano virar, é preciso seguir algumas dicas de planejamento financeiro. Elaborar um plano orçamentário, criar uma reserva, monitorar o fluxo de caixa e apostar na automatização de processos são algumas delas. 

Como realizar um planejamento financeiro 

Criar um orçamento pessoal e empresarial sólido ajuda a manter as finanças sob controle. Uma boa organização nas contas permite que o empreendedor esteja sempre preparado para qualquer imprevisto. 

O planejamento financeiro deve ser detalhado, contendo todas as despesas, ganhos, salários, fluxo de caixa e estoque. Esse cuidado garante o total controle da movimentação de dinheiro, prevenindo gastos desnecessários e a formação de dívidas que poderiam ser evitadas. 

Adotar essa prática ainda ajuda na tomada de decisões futuras. A partir dessa organização, o empreendedor vê com mais facilidade o que está funcionando e o que não está. Assim, identifica os processos que precisam de melhorias antes que se tornem problemas. 

O planejamento financeiro de uma empresa pode ser feito por meio de planilhas ou softwares especializados, sendo que esses últimos fazem toda a organização de forma automatizada.  

Uma boa gestão de dívidas, um planejamento financeiro assertivo e um maior monitoramento do fluxo de caixa ajudam a fechar o ano fiscal com eficiência e planejar o crescimento para os meses seguintes. 

Reserva de emergência e automatização 

Outra dica para turbinar o planejamento financeiro nos últimos meses do ano é preparar uma reserva de emergência. É comum que os gastos aumentem nessa época, então ter um dinheiro guardado para eventuais contratempos gera mais segurança. 

A reserva de emergência e o bom planejamento financeiro ainda trazem benefícios para a saúde mental do empreendedor. O acúmulo de dívidas aumenta a pressão financeira e psicológica. Por isso, ter uma maior confiança e segurança no negócio evita esse desgaste e preserva a saúde mental. 

A automatização é mais uma dica que traz melhorias significativas para o negócio.  Com um sistema ERP (Enterprise Resource Planning),os processos acontecem de forma automática,sem que o empreendedor precise se preocupar com os detalhes mais técnicos e com a possibilidade de erro humano. 

Um software de gestão também ajuda a coletar dados financeiros e a proporcionar insights valiosos, promovendo um planejamento eficiente e uma melhor visão do negócio. 

Investir em um sistema ERP, como o da Conta Azul, poupa o tempo do empreendedor, que pode focar em outras tarefas. Além disso, diminui a margem de erros e garante um planejamento financeiro mais certeiro, focado nos objetivos de cada empresa. 

Sobre a Conta Azul 

A Conta Azul é um ERP de gestão financeira simples e seguro, que ajuda a automatizar a rotina e organizar informações. O ERP atua no controle financeiro e transforma a relação das empresas com contadores e bancos, tornando-a mais eficiente. A Conta Azul oferece diversos serviços, como emissão de nota fiscal, contratos recorrentes, automatização da cobrança e integração direta com o contador. O ERP financeiro centraliza as rotinas, otimiza o tempo e ajuda o empreendedor a ter previsibilidade de lucro e tomar decisões assertivas.