Como fazer maquiagem natural em casa, aromaterapeuta ensina
Argilas, pigmentos minerais, ceras vegetais e óleos essenciais transformam pequenas porções em grandes maquiagens. O movimento consciente da sustentabilidade e do consumo ético já é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos. A autora do livro Maquiagem Eco Essencial, Daiana Petry, aponta os inúmeros benefícios de adotar essa prática, que une cuidado com a beleza, saúde da pele e respeito ao meio ambiente.
Segundo a especialista, além de ser uma atividade relaxante e criativa, o processo de fazer a própria maquiagem garante a certeza dos ativos e ainda evita possíveis reações alérgicas. “É possível ter controle total sobre os ingredientes e ainda elimina qualquer preocupação com substâncias nocivas ou desconhecidas já que as fórmulas são seguras e livres de compostos tóxicos e não é preciso usar parafina, parabenos, silicones, óleos minerais ou ftalatos, pois são feitos apenas com ingredientes naturais e óleos essenciais”, diz a especialista que ensina como fazer.
Blush natural e vegano
Materiais necessários:
- 1 becker de vidro (pode ser substituído por uma xícara de cerâmica)
- 1 balança de precisão 0.1 grama
- 1 embalagem para pó/blush solto
Ingredientes:
- 4 gramas de pigmento bege
- 1 grama de pigmento bordeaux
- 0,5 gramas de óxido de ferro marrom
- 2 gotas de óleo essencial de lavanda
- 1 gota de conservante (solução pronta de benzoato de sódio e sorbato de potássio)
Modo de fazer:
No becker de vidro, adicione todos os ingredientes e misture bem. Envase seu blush na embalagem e pronto, seu blush iluminador já está pronto para o uso! Nessa fórmula, utilizamos o óleo essencial de lavanda por sua ação calmante, anti inflamatória, cicatrizante, mas você pode personalizar com o óleo essencial de sua preferência.
O valor aproximado dessa fórmula é de R$18,00.
Creme facial demaquilante
Materiais necessários:
- 1 becker de vidro (pode ser substituído por uma xícara de cerâmica)
- 1 balança de precisão
- 1 embalagem para armazenar o creme
Ingredientes:
- 8 gramas de Olivem
- 30ml de óleo vegetal de rícino
- 70ml de água destilada
- 15 gotas de conservante (solução pronta de benzoato de sódio e sorbato de potássio)
Modo de fazer: No becker de vidro, adicione o olivem 1000 e derreta em banho-maria, acrescente o óleo vegetal, misture e retire do fogo. Acrescente a água destilada morna, misture bem, adicione o conservante e misture até ficar homogêneo.
O valor aproximado dessa fórmula é de R$ 28,00.
Gloss labial
Materiais necessários:
- 2 beckers de vidro ( se não tiver disponível em sua casa, podem ser substituídos por xícaras de cerâmica).
- 1 espátula ( para misturar a fórmula e auxiliar no momento do envase)
- 1 embalagem para gloss
- 1 balança de precisão 0.1 grama
Ingredientes:
- 0,3 grama de cera de carnaúba
- 1 grama de manteiga de karité
- 1 grama de triglicerídeos de ácido cáprico e caprílico
- 2 grama de óleo vegetal de rícino
- 0,5 grama de pigmento bordeaux
- 3 gotas de vitamina E
- 1 gota de conservante (solução pronta de benzoato de sódio e sorbato de potássio)
Modo de fazer:
Adicionar a cera de carnaúba no becker de vidro e levar para derreter em banho maria. No outro becker, adicionar a manteiga de karité, os triglicerídeos de ácido cáprico, o óleo vegetal de rícino e misture.
Com a cera de carnaúba já derretida, acrescentar a mistura do outro becker também ao banho maria e adicionar o pigmento bordeaux, a vitamina E, o conservante e misturar bem.
Envasar ainda quente, aguardar de 20 a 30 minutos e pronto, o gloss natural, livre de químicos e ainda super hidratante, já está pronto para ser utilizado!
Batom
Materiais necessários:
- 1 becker de vidro (pode ser substituído por uma xícara de cerâmica)
- 1 balança de precisão
- 1 embalagem para armazenar o batom
Ingredientes:
- 1 grama de Cera de Carnaúba
- 1 grama de Manteiga de Karité
- 2 ml de Óleo vegetal de Rícino
- 1 grama de pigmento bordeaux
- 1 grama de óxido de ferro vermelho
- 2 gotas de conservante (solução benzoato de sódio + sorbato de potássio)
Modo de fazer: Em banho-maria a 70° derreter a cera e acrescentar a manteiga. Quando os dois estiverem totalmente derretidos, acrescentar o óleo vegetal e o pigmento. Misturar bem e por fim adicionar o conservante. Envasar o líquido ainda quente na moldeira de batom. Deixar resfriar por 20 minutos e desenformar.
Máscara para cílios
Materiais necessários:
- 1 becker de vidro (pode ser substituído por xícaras de cerâmica).
- 1 espátula (para misturar a fórmula e auxiliar no momento do envase)
- 1 embalagem para armazenar a máscara de cílios
- 1 balança de precisão de 0.1 grama
Ingredientes:
- 0,5g grama de Goma Guar
- 9 ml de Água destilada
- 4 gramas de pigmento óxido de ferro preto
- 8 gotas de conservante (solução benzoato de sódio e sorbato de potássio)
Modo de fazer:
Em um becker colocar a goma guar e o pigmento. Acrescentar a água destilada morna com 8 gotas de conservante. Misturar bem e armazenar rapidamente na embalagem com ajuda de uma seringa.
Sobre Daiana Petry @daianagpetry
Aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência.
Professora dos cursos de formação em aromaterapia, perfumaria botânica e psicoaromaterapia.
Autora dos livros: Psicoaromaterapia, Cosméticos sólidos e Maquiagem ecoessencial.
Fundadora da Harmonie Aromaterapia.