Como e onde você pode gastar seu Bitcoin
Ao longo de seu desenvolvimento e lançamento inicial, os primeiros adeptos do Bitcoin (BTC) usavam a moeda digital principalmente como ferramenta de investimento ou, pelo menos, como uma maneira de manter patrimônio.
Mas se considerarmos o que o Bitcoin realmente é, vamos descobrir que grande parte da comunidade ainda não usou todo o seu potencial. Vejamos todas as coisas para as quais você pode usar o Bitcoin e como pode aproveitar os últimos desenvolvimentos na blockchain.
Por que podemos usar Bitcoin para transações diárias
No passado, era compreensível que as empresas evitassem aceitar o Bitcoin, pois sua infraestrutura ainda não existia. O problema geral que a comunidade tinha na época era que as transações demoravam muito tempo ou custavam muito caro para serem processadas, e tudo isso era causado pela largura de banda limitada disponível para a rede. Assim, para gastar BTC, você precisaria vender Bitcoin em dinheiro pelo preço do momento.
A realidade mudou com a implementação da Lightning Network. A Lightning Network é uma camada totalmente nova que funciona na rede original do Bitcoin e permite processar transações muito mais rapidamente e pagando muito menos do que a taxa da camada anterior.
Essa novidade tornou microtransações (por exemplo, pequenas compras, viagens, transporte etc.) uma opção muito mais prática para todos os envolvidos. Isso possibilitou que a comunidade realmente use o BTC no cotidiano e deu às empresas mais motivos para aceitar pagamentos na moeda.
O que você pode comprar com Bitcoin
Agora que vimos o que torna isso possível, vejamos todas as coisas diferentes que você pode comprar com seu BTC. Assim, você vai ter uma ideia do que pode fazer na próxima vez que tiver um pouco de Bitcoin extra na carteira. Depois de tudo isso, o próximo problema que você pode ter é saber como comprar Bitcoin com cartão de crédito.
Com o crescimento no número de pessoas que compram Bitcoin, cadeias de fast food e restaurantes começaram a considerar aceitar pagamentos em BTC. No caso de fast food, estas redes anunciaram que vão aceitar a criptomoeda como forma de pagamento:
- Taco Bell
- Little Ceasar’s
- Subway
- McDonald’s
Alguns estabelecimentos não aceitam Bitcoin diretamente do cliente e dependem de um aplicativo de terceiros para processar os pagamentos. Por exemplo, a Domino’s Pizza precisa que os clientes paguem suas contas com Lightning Pizza[1] , uma solução de pagamento terceirizada dedicada à marca.
Você já deve ter ouvido Elon Musk falar que a Tesla aceitaria pagamentos em Bitcoin. Não é nenhuma surpresa, especialmente quando se considera como Musk apoiou o movimento das criptomoedas ao longo dos anos. Infelizmente, a Tesla também anunciou em 2021 que os pagamentos em Bitcoin seriam suspensos no momento por preocupações com o meio ambiente.
A Tesla não está sozinha nisso, já que a BMW também permite que transferências de veículos para o Reino Unido sejam pagas com Bitcoin, embora com o uso de um serviço de terceiros. Cada vez mais concessionárias de carros vêm adotando pagamentos em Bitcoin, o que parece ser uma boa jogada da parte delas. Com tantas histórias de sucesso com o Bitcoin, é uma questão de tempo até que os detentores da moeda decidam investir em um carro novo.
Mas eles não estão limitados a essas duas marcas. Os detentores de Bitcoin têm a oportunidade de adquirir diversos carros de luxo de marcas como Bentley, Porsche e até mesmo modelos Ford Mustang clássicos com BTC.
Não deve ser nenhuma surpresa que a tecnologia de consumo esteja disponível para os detentores de BTC. A Microsoft, a empresa de hardware NewEgg e até a AT&T entraram no movimento e passaram a aceitar pagamentos com a moeda.
Um dos primeiros adotantes do setor é a Overstock. Já em 2014, a empresa passou a permitir pagamentos em BTC por seus produtos. Ela logo seria seguida pela empresa japonesa de comércio eletrônico Rakuten e pela Shopify.
Outras plataformas de destaque nesse segmento são o Twitch — forte defensor do uso do Bitcoin para transações — e o PayPal. Atualmente, o PayPal permite que seus usuários comprem, vendam e guardem Bitcoin em suas contas.
Aproveitando a situação, diferentes times e estádios já anunciaram a aceitação de pagamentos em BTC. A liga nacional de futebol NFL dos Estados Unidos tem alguns times que aceitam Bitcoin. O Dallas Mavericks chega a oferecer descontos para compras de produtos pagos com Bitcoin. No mundo do beisebol, o Oakland A’s se destaca com a oferta de um pacote para seis pessoas por 1 BTC.
Mas isso não se restringe ao mundo do esporte. Os moradores de Manhattan podem agora comprar ingressos para shows e eventos com BTC por meio da Blockparty, empresa local que processa pagamentos em Bitcoin.
Bitcoin para suas despesas do dia a dia
Mencionamos tudo isso para dizer que o Bitcoin encontrou seu espaço em nosso cotidiano. Não estamos mais restritos a manter ou negociar… O Bitcoin pode ser tratado agora como uma moeda do mundo real. O segredo é se manter atualizado com as últimas mudanças na blockchain. Você não vai querer perder oportunidades e descontos. Ou vai?