O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Como aumentar a segurança da sua casa Inteligente

A tendência global é que os lares sejam cada vez mais tecnológicos e integrados. Dispositivos inteligentes como câmeras, fechaduras, lâmpadas e tomadas já se tornaram componentes essenciais das smart homes, e por serem dispositivos conectados, é necessário cuidar da segurança dos gadgets para evitar invasões hackers e para que a sua casa fique (literalmente) protegida.

Formas eficazes e simples de proteger a sua smart home:

  1. Altere a senha padrão de fábrica dos dispositivos integrados

A senha padrão de fábrica sugerida pelos fabricantes dos equipamentos normalmente tem um modelo simples, e geralmente a senha é concebida e distribuída para equipamentos da mesma série, ou seja, isso torna as senhas padrão fáceis de serem reconhecidas e copiadas.

Por este motivo, recomenda-se que a senha original seja substituída por uma mais complexa no momento de instalação do equipamento. A mudança deve ser feita por senhas que contenham letras, números e caracteres especiais. Além disso, é recomendável usar um antivírus para detectar aparelhos IoT desprotegidos e também para fazer o monitoramento dos mesmos.
 

  1. Faça atualizações periódicas dos equipamentos

Diversas atualizações de dispositivos IoT são disponibilizadas pelos fabricantes para corrigir erros ou fraquezas na segurança de versões anteriores do firmware. Manter os dispositivos atualizados permite que o usuário tenha acesso a versão mais recomendada, recente e confiável do firmware.

Uma forma de não perder tempo procurando as atualizações necessárias é já deixar autorizadas as “atualizações automáticas”.

  1. Procure dispositivos reconhecidos pela segurança
    Com o aumento de opções de dispositivos IoT e a necessidade de buscar segurança, é possível encontrar equipamentos que aliam tecnologia avançada, bom custo-benefício, durabilidade e segurança. O COVR-1103, por exemplo, conta com segurança WPA2 e WPA3 que ajudam a proteger a rede Wi-Fi de ataques e roubo de informações. Além disso, o WPA3 (novo protocolo Wi-Fi Alliance) simplifica a segurança, habilita uma autenticação mais robusta e aumenta a força da criptografia da rede, o que intensifica consideravelmente a proteção da mesma.

Ao escolher equipamentos para compor sua casa inteligente, dê preferência a dispositivos de marcas já conhecidas e que levam a sério a segurança. A D-Link conta com uma série de dispositivos para compor uma smart home moderna e segura. O controle dos dispositivos também foi pensado para ser simples e direto do seu smartphone com o aplicativo mydlink™. Saiba em que investir para compor sua smart home clicando aqui.