Tecnologia

Como a tecnologia está transformando o mercado financeiro

O mercado financeiro passa por constantes transformações, assim como diversos outros setores, e isso se deve à adoção de ferramentas tecnológicas.

Os avanços tecnológicos formam a transformação digital, e ela está trazendo mudanças na maneira como as instituições financeiras trabalham e interagem com os clientes. Elas trazem consigo diferentes tendências que estão mudando o futuro do segmento.

Um exemplo disso é o papel da tecnologia no mercado de investimentos, pois ela está transformando a maneira como as coisas acontecem dentro dele e trazendo oportunidades muito melhores para os investidores.

Cada vez mais se vê a importância de utilizar ferramentas de análise de dados e recursos que automatizam os investimentos, pois eles embasam as decisões dos investidores e otimizam a carteira.

Esses são apenas alguns dos impactos que o mercado financeiro está sofrendo com o avanço tecnológico, mas para aproveitar seus benefícios, é fundamental saber quais são esses recursos e de que maneira eles podem ser usados.

Tendo isso em vista, este artigo vai mostrar as tendências tecnológicas do mercado financeiro, a importância de investir em tecnologia, seu papel nos investimentos, como ela transforma o mercado de trabalho e os impactos da transformação digital.

Tendências tecnológicas do mercado financeiro

O mercado financeiro tem suas tendências tecnológicas, assim como vários outros setores, e entre as que mais se destacam estão:

  • Automação robótica de processos;
  • Finanças incorporadas;
  • Open Finance;
  • Computação de aprimoramento de privacidade;
  • Hiper-personalização.

A automação robótica de processos, também conhecida como RPA, trata da aplicação de tecnologia de automação em tarefas repetitivas, para que elas se tornem mais eficientes.

Uma companhia de tratamento de efluentes pode utilizá-la para automatizar processos operacionais, fazer a reconciliação de dados, processar transações, verificar conformidade, entre outras práticas que trazem mais eficiência operacional e reduzem erros.

As finanças incorporadas tratam da integração de serviços financeiros com aplicativos, ecossistemas e plataformas de terceiros, que não sejam necessariamente instituições financeiras.

Os consumidores conseguem acessar os serviços com mais facilidade, podendo realizar várias ações como pagamentos, investimentos, seguros e empréstimos.

Já o Open Finance é uma evolução do que atualmente é conhecido como Open Banking porque, além dos serviços de pagamento, permite o compartilhamento de informações financeiras de maneira consciente e segura entre várias instituições.

É uma forma de criar novos modelos de negócios e serviços inovadores, como acesso a crédito com base em dados alternativos, comparação de produtos financeiros, agregação de contas, entre outros.

A computação de aprimoramento de privacidade (PEC) permite analisar dados sensíveis e privados para manter a privacidade das informações e sua confidencialidade.

O setor financeiro de uma corporação que faz consultoria ambiental pode utilizá-la para analisar dados financeiros e de clientes, para que tudo esteja de acordo com a regulamentação de privacidade.

Por fim, a hiper-personalização é o recurso usado para fornecer experiências personalizadas e relevantes para os clientes, tendo como base suas preferências, necessidades e comportamentos individuais.

Trata de uma análise avançada de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial, para que as instituições financeiras possam oferecer soluções compatíveis com as necessidades de cada cliente e melhorar sua satisfação.

Importância de investir em tecnologia

Investir em tecnologia para inovar e transformar o mercado é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, a transformação digital trouxe muitas mudanças para as demandas dos consumidores.

Eles esperam encontrar produtos cada vez melhores, bem como serviços mais eficientes, e somente as empresas que investem em tecnologia conseguem melhorar a experiência e se destacar no mercado.

Tecnologias como inteligência artificial automatizam e agilizam tarefas, reduzem os esforços operacionais e permitem focar nas estratégias do negócio.

Quanto aos recursos de Business Intelligence, são ótimos para que os gestores possam tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados, e com isso aumentar as chances de sucesso.

Para uma entidade que realiza desbloqueio sinistro média monta, esses recursos são fundamentais porque melhoram o desempenho, e existe uma expectativa cada vez maior de que torne os negócios ainda mais eficientes nos próximos anos.

Qualquer negócio que conte com a tecnologia possui um potencial de crescimento maior, depois se torna disruptivo e voltado para a inovação. Essas características são muito importantes para quem quer ganhar valor de mercado.

O papel da tecnologia nos investimentos

Novas ferramentas de análise de dados são algumas das principais mudanças que a tecnologia está promovendo no mercado financeiro.

Por meio desses recursos, os investidores conseguem acessar uma quantidade maior de informações sobre as companhias.

Também sabem mais sobre setores e mercados para que as decisões sejam mais rápidas e informadas. A análise de dados também é um ótimo recurso para identificar companhias com maior desempenho financeiro.

Os investidores, da mesma maneira, sabem quais são os negócios com desempenho inferior, para que assim possam tomar decisões ainda mais seguras e bem informadas.

Por meio do investimento automatizado, até mesmo uma entidade que comercializa rastreador veicular sem fio consegue automatizar suas decisões de investimento e até eliminar a necessidade de fazer uma gestão ativa de sua carteira.

Por meio do investimento automatizado, os investidores vão definir regras específicas para elaborar ativos, como limitar os riscos e o retorno. Todas as decisões são automáticas por conta de algoritmos que elimina a necessidade de intervenção humana.

Mudanças no mercado de trabalho

A tecnologia também está transformando o mercado de trabalho, depois com o surgimento de novas ferramentas e processos, o papel dos colaboradores passa por muitas transformações.

Ele ainda vai passar por muitas outras mudanças, e embora seja difícil prever o futuro, ainda é possível identificar setores que serão mais impactados.

Um dos maiores exemplos é o mercado financeiro porque a tecnologia evoluiu de maneira escalável e com isso trouxe muitas transformações para a área. Um exemplo disso é o uso de caixas eletrônicos que substituíram muitos funcionários.

Com o surgimento dos aplicativos que permitem fazer pagamentos, transferências, depósitos, entre outras atividades, até mesmo os caixas eletrônicos começaram a perder sua importância.

O gerente de um empreendimento especializado em vistoria lacrada para transferência não precisa mais ir até a agência bancária para resolver o que precisa, o que reduz a dependência do cliente em relação à infraestrutura dos bancos.

Entretanto, ao mesmo tempo em que certas funções deixam de existir dentro das organizações, outras acabam surgindo justamente por causa da tecnologia.

Quando se pensa sobre o futuro do trabalho, a primeira observação é o fato de que as profissões relacionadas à tecnologia são as que mais crescem, e muitas outras novas vão aparecer, conforme a tecnologia evolui.

Com isso, também surgem outras necessidades relacionadas às habilidades profissionais, como capacidade de liderança, mindset criativo, capacidade de inovação, competência de gestão, entre outras.

Impactos da transformação digital

A transformação digital está gerando impactos para o setor financeiro, mas também para muitos outros setores, como no caso de um negócio voltado para outsourcing de impressão.

Isso acontece porque se trata de um movimento que traz mais valor agregado ao cliente, pois dentro de um mercado saturado, como o setor financeiro, essa característica é muito relevante.

A era digital não se trata apenas de inovação, mas da agilidade que pode trazer para a realidade das empresas. Então são soluções e serviços novos que se atualizam e aumentam a eficiência corporativa.

Trata-se de um grande chamativo para que a corporação, desde a mais tradicional até a mais inovadora, consiga passar pela transformação digital.

Tanto é que, de acordo com o levantamento da BDO, 68% das companhias do mercado financeiro possuem uma estratégia de transformação digital.

Para as franquias de baixo custo, um dos maiores impactos é a facilidade do acesso ao crédito, e por se basearem em tecnologia e eliminarem burocracias, as instituições bancárias vão ampliar a oferta de crédito para os negócios.

Se a corporação quiser contratar uma linha de crédito ou solicitar a antecipação de recebíveis, pode fazer tudo isso em uma plataforma facilitada.

Tudo funciona com apenas alguns cliques na plataforma para realizar a atividade desejada e logo o dinheiro já está na conta da empresa.

Outro impacto notável é que, por mais que a tecnologia facilite muito o mercado financeiro, não encarece os investimentos das instituições bancárias. Ou seja, é possível proporcionar melhorias, sem precisar gastar muito.

Para os clientes de uma organização de SESMT, é a oportunidade de ter acesso às melhores linhas de crédito, uma vez que aumenta a competitividade entre os bancos.

Isso prova que o maior objetivo é usar a tecnologia para revolucionar positivamente o mercado financeiro e oferecer experiências muito melhores para os clientes.

Considerações finais

Como foi possível ver, a tecnologia está presente no cotidiano da humanidade existem recursos voltados para pessoas e empresas.

Os bancos e instituições financeiras podem contar com a evolução tecnológica para otimizar seus processos, além de melhorar os serviços oferecidos para os clientes.

Tudo isso traz mais agilidade para a organização, além de aumentar a segurança de todos os processos realizados envolvendo dinheiro.

Para os consumidores, tudo isso também é muito vantajoso porque conseguem realizar serviços bancários com mais facilidade, sem precisar ir até uma agência.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.