Municípios

Comitiva do Ifma visita novo Sistema de Tratamento de Água de Pinheiro

Professores e alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (Ifma) visitaram o novo Sistema de Tratamento de Água de Pinheiro, na baixada maranhense.

No local, eles conheceram todas as etapas do processo de tratamento, recebendo informações sobre floculação, decantação, filtração e distribuição de água à população de Pinheiro, pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). 

“Durante a visita, cercada de todos os procedimentos de segurança, mostramos aos professores e alunos o laboratório onde são feitas análises químicas da água colhida bruta no Rio Pericumã e a água tratada e disponibilizada pela Caema à população pinheirense”, frisou o gerente regional da Companhia, Nilson Coelho, que recebeu a comitiva do Ifma acompanhado da química Ely Rose e dos operadores da Estação de Tratamento de Água, Wescley Campos e Gilberto Martins.

Inauguração

O novo Sistema de Tratamento de Água de Pinheiro foi inaugurada em agosto deste ano, pelo governador Carlos Brandão, com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, e do presidente da Caema, Marcos Aurélio Freitas. 

Além de uma nova adutora de água bruta com extensão de 2.390 metros, o novo sistema conta com uma Estação de Tratamento de Água com capacidade ampliada de 300 metros cúbicos para 700 metros cúbicos, casa de bombas e estação elevatória de água tratada, composta por dois conjuntos motobombas.

A obra, que recebeu investimentos na ordem de R$ 14 milhões, inclui também uma adutora de água tratada com extensão de 1.619 metros, rede de distribuição, com 31 mil metros e reservatórios apoiados. O novo Sistema de Abastecimento de Água de Pinheiro permite a implantação de 3.715 unidades de ligações domiciliares na área urbana do município.