Comitiva do Amazonas visita o Maranhão para conhecer políticas sustentáveis da cadeia produtiva do babaçu
Uma comitiva do Amazonas com mais de 30 pessoas, liderada pelo deputado estadual Sinésio Campos, foi recebida na sexta-feira (6), pelo governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões. Em pauta, o desenvolvimento sustentável da floresta, tendo como base a experiência exitosa da cadeia produtiva do babaçu no Maranhão. A visita institucional rendeu ainda o agendamento de uma reunião entre o Parlamento Amazônico e o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, presididos respectivamente por Campos e Dino – este encontro deve acontecer no final de setembro.
“Queremos fazer com que o babaçu, que é uma referência econômica, mas acima de tudo de resistência das quebradeiras de coco, uma alternativa econômica para o Amazonas. Temos mais de dez milhões de pés de babaçu adultos somente numa parte do nosso estado. E estamos saindo daqui do Maranhão muito satisfeitos diante do conhecimento técnico e de governança que o governo Flávio Dino tem, da sua Secretaria da Agricultura Familiar, que nos deu a oportunidade de dizer que queremos trabalhar para os invisíveis, para as quebradeiras de coco, para aquelas pessoas que estão nas comunidades mais distantes, as populações indígenas, as populações quilombolas”, explicou o parlamentar amazonense.
Flávio Dino, por sua vez, agradeceu a visita e destacou a oportunidade de dialogar sobre “os compromissos que a Amazônia tem com o povo brasileiro, com a segurança climática do mundo, acima de tudo a preocupação com a sustentabilidade ambiental e social”.
“Tratamos aqui de muitos projetos em comum, muitos objetivos em comum, entre os quais este da ampliação da exploração sustentável do babaçu, que é uma árvore que tem uma grande incidência no Maranhão e, por isso mesmo, há um trabalho de organização de cadeias produtivas a partir do babaçu e nós estamos prontos a dialogar, aprender e a trocar experiências também com os municípios do estado do Amazonas que estiveram conosco para que com isso nós possamos obter o principal, que é melhorar as condições de vida, combater a desigualdades sociais e regionais e garantir dignidade ao povo da Amazônia, tanto no Maranhão quanto no estado do Amazonas”, declarou Dino.
O governador comentou também a importância de receber o prefeito, vice-prefeito e vereadores do município de Barreirinha, cidade do interior do Amazonas. “Quando nós vemos uma gestão municipal preocupada com o progresso socioeconômico da sua cidade, nós só temos que apoiar, incentivar, estimular, uma vez que nós temos fontes de recursos definidas constitucionalmente, fundos de participação, por exemplo, mas nós sabemos que lamentavelmente isso não é suficiente para prover serviços públicos, direitos e dignidade à população do nosso país, sobretudo aquelas mais carentes como na Amazônia, no Nordeste, que são regiões assoladas pelas desigualdades regionais históricas existentes no Brasil”.
“Quando a gestão municipal de Barreirinha vem aqui ao nosso estado, conversa conosco, nós aprendemos junto com eles. E nós vamos, inclusive, celebrar um acordo de cooperação técnica, para que nós possamos desenvolver a cadeia produtiva do babaçu. Isso significa dizer que haverá trabalho e renda para cidadãs deste município, e nós temos toda a solidariedade com esse esforço da Prefeitura Municipal de Barreirinha”, completou o governador do Maranhão.
A reunião teve a participação do prefeito de Barreirinha, Glenio Jose Marques Seixa; do vice-prefeito Ridson dos Santos Barbosa; e do presidente da Câmara Municipal da cidade amazonense, Ronan dos Santos Barbosa. Além deles, também estiveram presentes Sônia Canto (representante do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas), Renan Pimentel Antunes (vereador do município de Boa Vista do Ramos-AM), Walter Costa Antunes (representante da Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas), Maria Eliane Ramos Ferreira (Agência de Desenvolvimento Sustentável), Zé Inácio (deputado estadual pelo Maranhão), Cricielle Muniz (secretária adjunta da Secretaria de Governo do Estado do Maranhão), Luciene Figueiredo (adjunta da Secretaria da Agricultura Familiar do Maranhão), Samuel Barroso e Márvio Rocha (assessores da Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão) e Loroana Santana (representante da Assessoria Especial do Governo do Maranhão).