.

Comissão de Meio Ambiente realizará audiências públicas para debater política estadual de resíduos sólidos

O deputado Rafael Leitoa (PDT), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, anunciou, na sessão plenária desta quarta-feira (25), a realização de uma série de audiências públicas a serem realizadas, a partir do final do mês de setembro, em vários municípios e regiões do estado, para debater a Política Estadual de Resíduos Sólidos.

Segundo o deputado, serão realizadas, ao todo, dez audiência públicas, sendo nove nos municípios de Timon, Presidente Dutra, Balsas, Imperatriz, Santa Inês, Bacabal, Pinheiro, Chapadinha e Cururupu, e uma na capital.

“Na oportunidade, não somente discutiremos a Política Estadual de Resíduos Sólidos, mas levaremos ao conhecimento da sociedade o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e faremos um painel sobre a atualização do plano, haja vista que ele nunca foi concluído”, esclareceu Rafael Leitoa.

De acordo com o parlamentar, diante da política nacional, do avanço do Congresso, do marco regulatório do saneamento e da lei dos resíduos, que estabelece o fim dos lixões em todo o Brasil, a discussão é de suma importância.

“Com o Ministério Público, as secretarias municipais, as prefeituras e as câmaras, nos focaremos nessa política, vital para o desenvolvimento não somente econômico do estado, mas, também, para o crescimento humano da sociedade.”, complementou.

Calendário

Rafael Leitoa concluiu comunicando que, na próxima reunião da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada na quarta-feira (01), o calendário de audiências públicas será homologado e anunciado.