Comissão de Ética do IFMA participa de encontro regional do Sistema de Gestão de Ética

A Comissão de Ética do IFMA participou, nos dias 21 e 22 de junho, do II Encontro Norte-Nordeste do Sistema de Gestão da Ética Pública do Poder Executivo Federal de 2022. O evento foi realizado no Centro Administrativo do Banco do Nordeste, na cidade de Fortaleza-CE, com o objetivo de reunir autoridades, membros de comissões de ética locais integrantes do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, especialistas e representantes da sociedade civil, para a promoção de debates e o compartilhamento de experiências de sucesso que visem ao fortalecimento da ética na Administração Pública.

A membra titular Raffaelle Araujo representou a Comissão de Ética do IFMA neste evento e afirmou que o encontro regional se configurou em um espaço de reflexões acerca das temáticas sobre ética, integridade e transparência. “Foram dois dias de intenso aprendizado com debates, mesas e oficina em que pudemos discutir assuntos atuais e estratégias para o aperfeiçoamento das ações educativas/preventivas de combate aos comportamentos antiéticos no ambiente de trabalho. E não somente nele, porque a ética requer construção permanente e é um bem para a sociedade”. Raffaelle registrou, também, a importância do evento para a socialização de experiências com outras comissões de ética setoriais, como o IFCE e o IFSP.

O Reitor do IFMA, Carlos César Teixeira Ferreira, afirma que continuará seguindo com ações estruturantes para a Comissão de Ética do IFMA, no intuito de garantir condições de trabalho digno. Recentemente, a comissão recebeu uma secretária-executiva para atuar exclusivamente nas atividades da referida comissão de maneira a atender a legislação, assim como viabilizar melhoria e celeridade nos processos éticos.

Na terça-feira, dia 21, a programação do evento contou com painéis que trataram sobre as contribuições para a gestão ética na administração pública e como prevenir os conflitos de interesses. Na manhã de quarta-feira, dia 22, os membros de comissões de ética participaram de oficina sobre as fases de um processo ético com base em caso hipotético. À tarde, contou com um painel sobre promoção da ética no Judiciário, no Executivo e no Ministério Público; foram apresentadas boas práticas e experiências exitosas de comissão de ética setorial do Banco do Nordeste e apresentação sobre mediação e resolução de conflitos interpessoais. Em agosto, ocorrerá, em Brasília, o encontro direcionado a membros de comissões de ética de órgãos e entidades da região Centro-Oeste.