O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Comemoração pelo Dia das Mães é realizada na PGJ

A Procuradoria-Geral de Justiça realizou nesta terça-feira, 13, uma programação alusiva ao Dia das Mães, ocorrido no domingo, 11. Um café da manhã, que contou com participação do músico Zé Cláudio, seguido de uma roda de conversa sobre o papel da maternidade foram itens oferecidos às servidoras da instituição.

O subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra Neto, homenageou e agradeceu a contribuição das mulheres nos diversos segmentos da sociedade. “Vocês, que equilibram essas emoções com tanta coragem, representam essa linda jornada de amor e dedicação. Este momento é uma oportunidade de reconhecer e valorizar tudo o que vocês representam –  força, resiliência, afeto e esperança. Que neste dia possam sentir o quanto são especiais e o quanto todo o Ministério Público aprecia e admira a contribuição de cada uma”, ressaltou.

Ainda se manifestaram em nome da administração superior do Ministério Público do Maranhão e enaltecendo a importância das mães em suas vidas, o diretor-geral, Paulo Arrais, o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Fábio Meirelles Mendes e a chefe de gabinete da PGJ, Theresa Muniz de La Iglesia.

Representando os servidores do MPMA, igualmente se manifestaram a coordenadora de Orçamento e Finanças, Tatiana de Paula, e a chefe do Cerimonial, Andréa Melo, que têm, respectivamente, 30 e 20 anos de serviços prestados à instituição.

Elas agradeceram a Deus pela caminhada e compararam o amor dele ao amor de mãe. “Falar daquela que entendeu a profundidade do amor de Deus é uma responsabilidade muito grande”, disse Tatiana. “Eu quero louvar a Deus, agradecer o nome dele. E enaltecer cada vida aqui, cada coração, cada mãe que dá o seu suor e sua contribuição para a instituição e ainda cria seus filhos e cuida da sua casa”, acrescentou a chefe do Cerimonial.

RODA DE CONVERSA

A roda de conversa teve como tema os “Desafios e alegrias da maternidade” e foi coordenada pela psicóloga e servidora do MPMA Mary Adler Ewerton. Na abertura, a coordenadora de Gestão de Pessoas, Fátima Moraes, agradeceu a participação de todas e acentuou a importância da maternidade.

Durante a conversa, Mary Adler discutiu diversas perspectivas sobre a temática, como, por exemplo, as diferentes fases da maternidade. “Desde o puerpério até a adolescência e fase adulta dos filhos, cada etapa traz novos aprendizados e descobertas. Uma boa mãe não é aquela que faz perfeito, mas sim a que reconhece suas limitações. A dificuldade de dizer não entra no equilíbrio e afeto”, disse a palestrante.

As mães presentes se reuniram para compartilhar os desafios enfrentados no cotidiano da maternidade. Além da rotina intensa com os filhos, muitas ainda conciliam trabalho, tarefas domésticas e estudos.

Entre os relatos e trocas de experiências, surgiram reflexões sobre o cansaço físico e mental e o impacto das redes sociais na forma como a maternidade é percebida, onde há a idealização da “mãe perfeita”.