O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Comarcas devem enviar processos para conciliação na Semana Nacional da Saúde

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por intermédio do Centro de Mediação das Demandas de Saúde Pública, no Fórum Desembargador Sarney Costa, órgão integrante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), está recebendo processos relacionados às demandas de saúde para o mutirão de conciliação que será realizado de 7 a 12 de abril, em São Luís, durante a Semana Nacional da Saúde. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão, com participação do Governo do Estado, Prefeitura de São Luís e outras instituições.

As comarcas do Judiciário maranhense devem entrar em contato com o Centro de Mediação das Demandas de Saúde Pública, por meio do e-mail cejuscsaude@tjma.jus.br ou telefone/Whatsapp: (98) 2055-2758 / 2759, para alinhamento do encaminhamento dos processos relacionados ao tema saúde.

OUTRAS AÇÕES

Além do mutirão de conciliação, diversas ações de atendimento ao público, na área de saúde, serão oferecidas, no período de 7 a 12 de abril. O evento é organizado pelo Comitê Estadual de Saúde, presidido pelo desembargador Jamil Gedeon, com apoio da Coordenadoria de Saúde do TJMA, e coincide com a comemoração dos 15 anos do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), que propõe medidas para melhorar a efetividade dos processos judiciais na área.

Em parceria com a Secretaria de Saúde Estadual (SES) e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), o Comitê proporcionará ações de imunização todos os dias no Parque Bom Menino, na capital; avaliação nutricional; testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites virais; consulta médica com clínico; agenda de exames de imagem; triagem (verificação de pressão arterial e glicemia), palestra no local de espera.

E ainda: acolhimento; consulta médica; Projeto Mexa-se (práticas corporais e atividades físicas, auriculoterapia, aromaterapia, ventosa); orientações sobre alimentação e nutrição; consulta com psicólogo; coleta de preventivo; saúde bucal profilática; vacinas; ações de educação em saúde sobre IST/AIDS, distribuição de preservativos e lubrificantes; medicamentos da Farmácia Básica e palestras.

A Coordenadoria de Saúde do TJMA oferecerá serviços do projeto Pod Sorrir, que realiza uma ação coletiva estabelecida em conversa informal sobre temas para a melhoria da saúde bucal, por meio da Divisão Odontológica do TJMA, e o Café com Psico, uma roda de conversa que aborda a importância do diálogo sobre a saúde mental, resiliência, equilíbrio vida/trabalho e autocuidado, auxiliando servidores(as) a enfrentarem desafios com mais eficiência, reduzindo o impacto do estresse e da pressão do dia a dia, a cargo da Divisão Psicossocial do Tribunal.

Em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, disponibilizará ações de educação física, fisioterapia e nutrição. Também em parceria com a UFMA e Ceuma, haverá rastreios de síndromes geriátricas, de sarcopenia, orientação médica geriátrica e aromaterapia.

O Ceuma também será parceiro em ações de beach tennis, vôlei de praia, natação, dança, avaliação física, basquete e oferta de lanches.

Também serão parceiras a Mary-Kay, com sessões e dicas de maquiagem e suas implicações na saúde mental e bem-estar; a Faculdade Florence, com atividades de enfermagem, fisioterapia e estética e cosmética; e a UNDB, com atividades de nutrição, fisioterapia e enfermagem.

A iniciativa terá ainda participação da equipe parceira Bem-Estar da Secretaria de Estado da Administração (Sead), com ações de relaxamento terapêutico, orientação nutricional, roda de conversa, escuta psicológica e anamnese de enfermagem.