Com tarifaço, INMETRO e INMEQ, em parceria com a FIEMA, orientam empresários maranhenses sobre exportações
Fórum “Barreiras Técnicas de Exportação e Importação” acontece nesta sexta (15/08)
SÃO LUÍS – Nesta sexta-feira (15/08), a partir das 8h30, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), especialistas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) estarão em São Luís com o objetivo de orientar empresários maranhenses sobre técnicas exigidas em outros países para a exportação de produtos brasileiros. A iniciativa ocorre em razão dos prejuízos causados pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A intenção é preparar empresas e indústrias locais para buscar novos mercados.
Na tentativa de minimizar essas perdas e orientar o empresariado local, INMETRO e o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ), em parceria com a FIEMA, promovem este fórum de discussão. “Neste momento de tantas incertezas é necessário que todos os setores da indústria estejam unidos para buscar alternativas. O INMEQ, junto com o INMETRO, vai mostrar ao empresário local que, além de um bom poder de negociação, é necessário estar preparado para atender às normas técnicas exigidas em outros países, principalmente em mercados emergentes, como os países asiáticos”, destaca o presidente do INMEQ, Eliel Gama.
O evento, que será realizado no Observatório da Indústria, da FIEMA, abordará normas, regulamentos e procedimentos exigidos por outros países, que muitas vezes se tornam entraves para a comercialização internacional. A programação inclui palestras sobre o papel do Brasil em acordos internacionais, a importância da infraestrutura da qualidade para a competitividade e as estratégias do INMETRO para superar barreiras no comércio exterior.
PROGRAMAÇÃO:
08:30: Recepção dos convidados – Coffee Break
09:00: Boas-vindas com autoridades
– Presidente da FIEMA: Edilson Baldez (5 min)
– Presidente do CIEMA: Claudio Azevedo (5 min)
– Presidente do INMEQ: Eliel Gama (5 min)
09:15
Abertura com Jorge Cruz, assessor da presidência do Inmetro (15 min)
09:30
Painel Infraestrutura da Qualidade e a Coordenação – Geral da Articulação Internacional (CAINT)
Paulo Roque Martins Silva, coordenador Geral da CAINTINMETRO (15 min)
– Panorâmica sobre Barreiras Técnicas, os serviços do Inmetro, o Comitê de Barreiras Técnicas da OMC e Negociações Comerciais
– Reinaldo Wacha, chefe da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas (20 min)
– Os Trabalhos e Resultados do SGT – 3 do Mercosul e Codex Alimentarius
Paulo Roque Martins Silva, pesquisador do Inmetro (20 min)
– Normas Voluntárias de Sustentabilidade, suas vantagens e desvantagens
Rogério de Oliveira Corrêa, engenheiro químico (20 min)
10:45: Rodada de perguntas
11:30: Fechamento dos trabalhos: palavras finais das autoridades e representantes do setor produtivo