O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Com projeto inovador, equipe patrocinada pela Eneva disputa vaga para etapa nacional de robótica

Quatro alunos da Escola Municipal Coração de Jesus, de Santo Antônio dos Lopes (MA), desenvolveram um dispositivo inovador capaz de identificar correntes de retorno em praias, conhecidas como “valas”, que são uma das principais causas de afogamento no litoral brasileiro. Patrocinada pela Eneva, a equipe Ecoje Sal apresentará o protótipo inédito no Torneio SESI de Robótica Regional Maranhão, que acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro, em São Luís, no Multicenter Negócios e Eventos.

O equipamento desenvolvido pelos alunos busca contribuir para a segurança dos banhistas, detectando as chamadas “valas”, formações subaquáticas que podem causar afogamentos. O projeto foi elaborado dentro do tema “Submerged” (Submerso em português) da competição FIRST Lego League Challenge (Primeiro Desafio da Liga Lego), que incentiva soluções inovadoras ligadas ao ambiente subaquático. Segundo Elizabeth Teles, gerente de Responsabilidade Social da Eneva, a invenção destaca-se pelo potencial competitivo, pela inovação e pelo baixo custo de produção, utilizando materiais acessíveis.

“Nosso desafio foi desenvolver um protótipo dinâmico para auxiliar profissionais que atuam no oceano e, ao mesmo tempo, proporcionar mais segurança para os frequentadores das praias. A tecnologia aplicada nas boias permite identificar essas correntes perigosas e alertar os banhistas”, acrescentou Elizabeth.

A competição regional do Torneio SESI de Robótica é a maior do Brasil e reunirá estudantes do Maranhão e de outros nove estados. As equipes disputarão vagas para a etapa nacional, o Festival SESI de Educação, de 12 a 15 de março, em Brasília. Os vencedores desta fase seguirão para o mundial de robótica da FIRST, nos Estados Unidos, em abril.

Em 2024 a equipe Ecoje Sal foi finalista na etapa do Maranhão, ao apresentar um protótipo de colete sensorial para pessoas com deficiência auditiva, que possibilita sentir a trilha sonora de um filme no cinema por meio de vibração e luzes.

Compromisso com a educação e o desenvolvimento social

A Escola Municipal Coração de Jesus foi selecionada pelo SESI por apresentar o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da região. Desde 2022, a instituição recebe patrocínio da Eneva, que investe na capacitação de jovens por meio do projeto ‘Prototipando Sonhos’, oferecendo treinamentos, materiais e bolsas de iniciação científica e robótica.

“A educação é a maior ferramenta de empoderamento de indivíduos e uma das formas mais eficazes de alcançar equidade na sociedade. Ao apoiar o Torneio SESI de Robótica, a Eneva contribui para um processo de aprendizagem que pode transformar vidas e abrir caminhos para um futuro brilhante”, comentou Elizabeth.

Além disso, a Eneva é parceira do governo do Maranhão no projeto “Aprender: Dentro e Fora da Escola”, que beneficia Santo Antônio dos Lopes, Capinzal do Norte, Lima Campos, Pedreiras e Trizidela do Vale. Desde seu lançamento, a iniciativa já impactou cerca de 24 mil participantes, incluindo professores, alunos e famílias, fortalecendo o aprendizado infantil e contribuindo para o desenvolvimento educacional da região.


SOBRE A ENEVA
A Eneva é a maior operadora privada de gás natural no país, combustível fundamental para a segurança energética. Brasileira, a companhia atua na exploração, produção e no fornecimento de energia. Opera 15 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 6,8 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, Espírito Santo e o Complexo Solar Futura, na Bahia.