Com obras do Governo do Estado, Construção Civil puxa criação de empregos em 2020

A Construção Civil foi um dos setores que mais se destacaram na geração de novos empregos no Maranhão em 2020. Do saldo positivo de 19.753 vagas com carteira assinada criadas no ano passado, 4.083 vieram desse setor.

O setor foi incentivado pelo setor privado e também pelas obras tocadas pelo Governo do Maranhão em diversas frentes. Em 2020, por exemplo, foram abertos ou ampliados 13 hospitais em cem dias.

Outra obra na Saúde foi o Shopping da Criança, em São Luís, com atendimentos de saúde, festas de aniversário e brincadeiras.

Na Educação, o ano chegou ao fim com 11 IEMAs em construção. São escolas que oferecem ensino integral e profissionalizante.

As obras incluem, ainda, 44 novos sistemas de abastecimento de água, a abertura da Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz e a Casa do Idoso, também na mesma cidade.

Foram abertas novas praças, como a dos Poetas na capital, e entregues grandes estruturas, como a Ponte Verde, também em São Luís, e as rodovias entre Lagoa Grande e Lago da Pedra e entre Vitorino Freire e Paulo Ramos.

Há, também, grandes obras que avançaram em 2020, como o Hospital da Ilha e a ponte Central-Bequimão.

Mais setores

Outros setores também mostraram bom desempenho na geração de empregos em 2020 no Maranhão. O líder foi Serviços, com 6.614 postos com carteira assinada. Em seguida, veio o Comércio, com 6.095 vagas.

Os 19.753 novos empregos gerados pelo Maranhão em 2020 representaram o melhor resultado em todo o Nordeste, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo governo federal.