Com novo HTO de Caxias, Governo irá descentralizar alta complexidade em ortopedia no Maranhão
Com o objetivo de descentralizar os serviços de alta complexidade em traumatologia e ortopedia no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entrega, na próxima semana, o novo Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) de Caxias, que beneficiará a população do Leste Maranhense.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destaca o empenho do Governo do Estado em continuar fortalecendo e descentralizando os serviços de saúde. “Nosso trabalho é baseado na continuidade e no avanço, por isso, estamos levando os serviços de saúde para todas as regiões, facilitando o acesso da população. E o HTO de Caxias é um exemplo disso, pois é um serviço modelo, uma referência desejada por todo o estado”, afirmou o secretário Tiago Fernandes.
A unidade contará com uma equipe médica e multiprofissional especializada para atender a demanda do serviço, que será referenciada através do Sistema do Governo do Estado – Central Interna de Regulação de Leitos.
O Hospital de Traumatologia e Ortopedia de Caxias será composto por 46 leitos adultos, 4 pediátricos, 3 salas de cirurgia e 3 leitos de RPA. Além disso, contará com ambulatório de ortopedia e cardiologia risco cirúrgico. Oferecerá ainda serviços de exames laboratoriais, eletrocardiograma, raio-x e tomografia.
Mais serviços
Além do novo Hospital de Traumatologia e Ortopedia, a cidade de Caxias também irá ganhar, nos próximos dias, uma nova Clínica Sorrir com cinco cadeiras, que será referência em atendimento odontológico na região; uma nova Policlínica, que oferecerá consultas especializadas; e uma unidade da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), que funcionará na Unidade Regional de Saúde de Caxias, dando seguimento ao projeto de ampliação dos serviços da unidade.