Com mensagem de esperança, Natal da Integração reforça clima festivo em São Luís
A terceira edição do Natal da Integração, projeto realizado pelo Grupo Oito e patrocinado pela Equatorial Maranhão e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, será realizada nesta quarta (22) e quinta-feira (23). Com o objetivo de trazer alegria e esperança no período natalino, além de ampliar o acesso à cultura em São Luís, o projeto terá apresentações com a temática do Natal, comandadas por músicos instrumentais, corais maranhenses e cantores líricos e populares nos cinco Terminais de Integração da Grande Ilha.
As apresentações do Natal da Integração serão simultâneas e realizadas das 16h às 19h15, transformando a rotina e promovendo um momento feliz com música de qualidade para os quase 800 mil usuários do transporte coletivo que passam, diariamente, pelos Terminais de Integração em São Luís.
Paulista com pai maranhense e vivendo no estado há quase 20 anos, Cássia Melo é a idealizadora e produtora executiva do Natal da Integração. Para Cássia, a iniciativa tem grande relevância para a população de São Luís, que ganha um evento gratuito de alta qualidade, e também potencializa o cenário cultural da cidade.
“Fico muito feliz por ver o Natal da Integração indo para o terceiro ano. Esse é um projeto que visa exatamente levar à população, que está na correria do dia a dia, do trabalho, sem tempo para parar e contemplar o Natal fora dos terminais, de ter acesso à música instrumental, coral, música popular. A gente continua seguindo a ideia de que o artista vai aonde o povo está, e é justamente nesse período natalino, depois de tantas perdas e tristezas por causa da pandemia, o momento de contemplar e renovar a magia no coração”, afirmou Cássia, que trabalha com administração, gestão e criação de projetos estaduais e federais voltados para a Lei de Incentivo há 12 anos.
Para Carlos Hubert Cardeal, executivo de Comunicação e Marketing da Equatorial Maranhão, o Natal da Integração é um projeto importante para reforçar os bons sentimentos despertados pelo período natalino e valorizar os artistas locais.
“Com o Natal da Integração, as pessoas terão a oportunidade de ouvir e participar de atividades natalinas enquanto aguardam a volta pra casa após o dia de trabalho. O Natal desperta tantos sentimentos bons nas pessoas e podemos proporcionar isso para quem não tem possibilidade ou tempo de acompanhar outras programações na cidade. Acreditamos no poder da arte também para melhor o dia e a vida das pessoas”, ressalta Carlos.
Apresentações
A terceira edição do Natal da Integração terá 15 apresentações por dia, com três atrações em cada terminal simultaneamente, e, ainda, participações especiais do Ballet Olinda Saul com os bailarinos Isaque Castro, Sol Broer e Alicia Saul. No repertório, além das músicas mais tradicionais do Natal, estarão canções que falam de alegria, esperança, união, paz e amor. As agências da Equatorial também contarão com shows das 9h às 11h e das 15h às 17h.
A programação completa estará disponível nas redes sociais do Natal da Integração (@nataldaintegracao). Siga o projeto no Instagram e no Facebook, fique por dentro do que vai ocorrer nos dias 22 e 23 de dezembro nos terminais de Integração e se prepare para conhecer um pouco mais da energia do Natal.
O Natal da Integração é uma realização do Grupo Oito e conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão e do governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
PROGRAMAÇÃO DO NATAL DA INTEGRAÇÃO
22/12 (Quarta-feira)
TERMINAL COHAB
16h30 – Renato Trio
17h45 – Coral Vozes da Unabi / UEMA (Idosos)
19h – Coral CSJ
TERMINAL COHAMA
16h30 – F’sStrings (Violino, Celo, Piano)
17h45 – Roberto Chinês e Grupo
19h – Coral Ceuma
TERMINAL DISTRITO INDUSTRIAL
16h30 – Thiago Fernandes Duo (Violão e bandolim)
17h45 – Vozes do Santuário
19h – Cantinho do Choro
TERMINAL PRAIA GRANDE
16h30 – Jhoie Araújo (Voz/Violão e Piano)
17h45 – Trio 123
19h – Coral Vozes do MP
TERMINAL SÃO CRISTÓVÃO
16h30 – Sérgio Pacheco e Piano (Erudito)
17h45 – Coral APAE
19h – Marabrass
23/12 (Quinta-feira)
TERMINAL COHAB
16h30 – Adriana Bosaipo e Piano
17h45 – Trio 123
19h – Canal Sonata
TERMINAL COHAMA
16h30 – Edilson Gusmão (Voz/Violão e Percussão)
17h45 – Camerata Ludovicense de Violões
19h – Coral Arte Canto Emem
TERMINAL DISTRITO INDUSTRIAL
16h30 – Alessandro Freitas (Violão e Percuteria)
17h45 – Coral Canto de Luz da UNIT / UFMA
19h – SL Tubones
TERMINAL PRAIA GRANDE
16h30 – Instrumental Sim (Violino e Harpa)
17h45 – Levada A5
19h – Coral Madrigal São Luís
TERMINAL SÃO CRISTÓVÃO
16h30 – Neilan Duo
17h45 – SL Brass
19h – Coral Shalon