Com mais de 17 milhões de toneladas de cargas movimentadas, Porto do Itaqui registra o melhor primeiro semestre da história
O Porto do Itaqui encerrou o primeiro semestre de 2025 com um desempenho histórico. De janeiro a junho foram movimentadas 17,2 milhões de toneladas de cargas, o que representa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024 e 7% acima do volume planejado para o período. O resultado consolida o melhor primeiro semestre da história do Itaqui.
Os granéis sólidos lideraram a movimentação, respondendo por cerca de 70% do total, com destaque para a soja, que somou 8 milhões de toneladas, 10% acima do ano anterior. Fertilizante também teve desempenho expressivo, com quase 2 milhões de toneladas movimentadas, superando em 39% o volume de 2024. Já ferro gusa e cobre apresentaram crescimentos relevantes, com altas de 20% e 19%, respectivamente.
A respeito dos granéis líquidos, que representaram 25% da movimentação total, o destaque foi o sebo, com aumento de 70% em relação ao ano anterior. A soda cáustica e os derivados de petróleo também registraram crescimento, reforçando a diversificação da carga operada no porto.
“Esses resultados são possíveis devido à eficiência logística do Itaqui. Estamos cada vez mais empenhados em trazer inovação e agilidade às nossas operações para levar desenvolvimento a todo o Maranhão”, explicou o diretor de operações do Porto do Itaqui, Carlos Roberto Frisoli.
Impacto econômico
A partir do desempenho recorde do Porto do Itaqui no primeiro semestre de 2025, ocorrem mudanças positivas na economia maranhense por meio da expansão da produção, da demanda por insumos e da capacidade logística. Além disso, resultados consistentes aumentam a confiança de investidores públicos e privados, o que pode atrair novos empreendimentos industriais, logísticos e agrícolas para o Maranhão.
“Esse aumento nas cargas movimentadas mostra que o porto está operando com eficiência e atraindo mais negócios. Isso fortalece a imagem do Maranhão como um hub logístico confiável em todo o Brasil”, destacou a presidente em exercício do porto, Isa Mary Mendonça.
Mais capacidade de movimentação
Para continuar em constante crescimento, o porto investe em iniciativas que visam reforçar a sua capacidade de movimentação. Uma desses investimentos é o Berço 98, que está em construção e aumentará a capacidade de exportação em mais de 8 milhões de toneladas por ano e o faturamento anual em cerca de 20%.
Outro marco importante foi o início das operações ship to ship no Berço 108, em julho de 2025. Esse tipo de operação viabiliza a transferência de carga de navio para navio. Com isso, os demais Berços permanecem disponíveis para outras atividades, reduzindo o tempo de espera das embarcações e aumentando a produtividade do Itaqui. Agora, há dois berços operando com ship to ship (Berços 106 e 108).
Principais destaques
Granel sólido (toneladas)
Soja: 8.848.157 – 10% acima do ano anterior e 5% acima do planejado;
Fertilizante: 1.980.868 – 39% acima do ano anterior e 33% acima do planejado;
Ferro Gusa: 316.896 – 20% acima do ano anterior e 27% acima do planejado;
Cobre: 453.402 – 19% acima do ano anterior e 15% acima do planejado.
Granel líquido (toneladas)
Derivados: 4.131.327 – 07% acima do ano anterior e 08% acima do planejado;
Soda Cáustica: 50.374 – 10% acima do ano anterior e 12% acima do planejado;
Sebo: 21.881 – 70% acima do ano anterior e 18% acima do planejado.
Carga geral (toneladas)
Trilhos: 16.094 – 16% acima do ano anterior e 130% acima do planejado.