Com mais de 10 prêmios, Festival de Curtas Cine Carimã está com inscrições abertas em três categorias

RAPOSA – Segue a todo vapor a programação do Festejo 2021, evento em comemoração ao aniversário de atuação do Pontão de Cultura, composto pelo Instituto Maranhão Sustentável (IMAS), em seu 10º ano de existência, junto ao Casa d’Arte Centro de Cultura, que completa 7 anos. Ainda em novembro, será realizada a primeira edição do Festival de Curtas Cine Carimã – que está com inscrições abertas até o dia 20/11.

O festival de cinema será realizado no dia 27 de novembro, com uma linda premiação presencial no Casa d’Arte, em Raposa, com exibição especial no dia 29 de novembro, no Viva Raposa. O resultado dos selecionados será divulgado nas redes sociais do Centro Cultural, no dia 24/11.

As inscrições podem ser feitas em três categorias: em Filmes de Bolso de moradores da Raposa, com duração de até 5 minutos; em Filmes de Bolso de outros municípios maranhenses, também de até cinco minutos; e Curtas Maranhenses, de até 10 minutos de duração.

Em cada categoria, serão selecionadas quatro produções audiovisuais. Todos os autores deverão se responsabilizar pelos direitos de imagem em suas obras. Para se inscrever, é necessário enviar o material, categoria participante e a ficha técnica no e-mail casadarte1@gmail.com.

Os 12 selecionados ganharão certificado e ajuda de custo de R$ 400, 00 (quatrocentos reais). No dia 29 de novembro (segunda-feira), as 12 produções serão reexibidas em uma sessão especial para os moradores da região, no Viva Raposa – programação contará, ainda, com apresentação de três artistas raposenses.

A curadoria do Festival será feita por Cláudia Marreiros e a produção pela Casa d’Arte Centro de Cultura. No caso de não haver inscritos o suficiente em cada categoria, o Festival, a seu critério, poderá não preencher todas as vagas. Para mais informações sobre as inscrições, acesse: https://www.casadarte.art.br/festejo2021.

Mais

E o Festejo continua…! Ao longo do mês de novembro, o evento segue com mais programações. A estreia ocorreu no último dia 13/11, com um dia cheio de atrações. Neste sábado (20), ocorrerá uma celebração especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, com o projeto “No Caminho do Farol”. Neste dia, a programação também terá atrações especiais – mais detalhes serão divulgados em breve.

No dia 27 de novembro, o Festejo dá espaço para o cinema, com a primeira edição do Festival de Curtas Cine Carimã. Já o último dia de Festejo, no dia 29/11, contará com novas edições dos projetos Quintal Cultural e Cine Carimã. Mais informações no Instagram da Casa D’Arte: https://www.instagram.com/casadartecult/.

Casa d’Arte

Pautada no conceito de redes colaborativas para construir um modelo singular que valoriza a economia solidária, a autonomia e a arte autêntica, o Casa d’Arte é certificado pelo Minc como Ponto de Cultura, que se articula para inspirar e ser referência em processos criativos e compartilhados em todas as áreas do saber.

Há sete anos em funcionamento, o Casa d’Arte havia interrompido suas atividades artísticas em março de 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Nesse período, desenvolveu ações sociais de distribuição de cestas básicas às famílias da região, e implantação de lavatórios públicos, junto ao projeto “Vidas em Conexão”, do Instituto Maranhão Sustentável, atendendo cerca de 500 famílias desde o início da pandemia. Mais informações sobre o projeto acesse: www.maranhaosustentavel.org.br/vidas-em-conexao.