Com estrutura ampla e moderna, Governo inaugura nova sede do SINE em Bacabal nesta quinta-feira (15)

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), realizará a entrega da nova sede do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Bacabal, nesta quinta-feira (15). A nova sede também contará com uma unidade do Centro Estadual de Referência em Economia Solidária (Cresol).

Fruto da parceria entre Governo do Estado, Superintendência Regional do Trabalho e Prefeitura Municipal de Bacabal, os trabalhadores e trabalhadoras bacabalenses contarão com uma nova sede do SINE estruturada para quem utiliza os serviços do órgão, visando uma vaga no mercado de trabalho, além de contar com um local para treinamentos e qualificações que são promovidos de forma gratuita.

Sobre o SINE

O SINE no Maranhão é vinculado à Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e tem objetivo de promover ações básicas e complementares do sistema público de emprego, a fim de gerar oportunidades, elevar a renda e promover o acesso ao mercado de trabalho. As principais ações desenvolvidas na instituição são a intermediação de mão de obra urbana e rural; orientação ao trabalhador; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); habilitação ao Seguro-Desemprego; fomento a atividades autônomas e empreendedoras; dentre outras.

Sobre o Cresol

O Centro Estadual de Referência em Economia Solidária (Cresol) é um espaço de cooperação entre poder público e sociedade civil organizada que tem objetivo de fortalecer os processos de identificação, formação, capacitação e comercialização dos produtos de empreendimentos econômicos solidários do Maranhão; além da Sala do Empreendedor, que facilita a abertura de novas empresas e também a regularização das atividade informais, além de orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI). 

Expansão

Com 17 agências em funcionamento em todo o estado, o processo de capacitação será expandido para as demais agências, visando estabelecer um padrão de atendimento para os trabalhadores.