O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Com apoio do SENAI, polo gesseiro de Grajaú moderniza processos e inaugura laboratório de qualidade pioneiro no Maranhão

GRAJAÚ- Segundo maior polo gesseiro do Brasil, o município de Grajaú (MA) avança rumo à modernização da cadeia produtiva com a inauguração do primeiro Laboratório de Controle de Qualidade da indústria do gesso no estado. A região movimenta mais de 35 mil toneladas de gipsita por mês, o que impulsiona a economia local e consolida o município como um dos mais promissores do setor no país.

A nova estrutura laboratorial integra um conjunto de melhorias conduzidas pela empresa Robson do Gesso, com apoio técnico do SENAI Maranhão, SENAI Pernambuco e Sebrae, por meio do programa Sebraetec. O projeto também inclui a implantação de uma fábrica automatizada, alinhada às normas técnicas brasileiras, representando um salto de inovação para o setor.

O SENAI foi responsável pelo desenvolvimento do novo layout da planta industrial, automatização dos processos, suporte técnico na aquisição de equipamentos, instalação do laboratório e capacitação da equipe para operar dentro dos novos padrões tecnológicos e de qualidade.

“Com essa iniciativa, o polo gesseiro de Grajaú fortalece sua posição no mercado, investe em produtividade e qualidade, e projeta um futuro mais competitivo e sustentável para a indústria do gesso no Maranhão”, destacou oconsultor tecnológico do SENAI Maranhão, Diego Madeira.

Durante os testes iniciais realizados no laboratório, uma variável no processo de fabricação das placas de gesso foi identificada como passível de ajuste. A mudança poderá gerar uma economia de até R$ 500 mil por ano para a indústria. “Isso mostra o poder do controle de qualidade aliado à tecnologia. É uma transformação que traz resultados reais para a indústria”, avaliou o consultor técnico do SENAI Pernambuco, Heberti Silva.

A estrutura instalada permite maior precisão nos ensaios técnicos, padronização da produção, aumento da resistência do produto e mais segurança para o consumidor final, fatores que elevam o padrão do gesso produzido na região e abrem novas oportunidades de mercado. O município de Grajaú (MA) é o segundo maior polo gesseiro do Brasil, só perdendo para o de Araripina, no sertão de Pernambuco.

Para o empresário Robson Lima, proprietário da empresa Robson do Gesso, o suporte das instituições parceiras foi determinante para a concretização do projeto. “Essa parceria com o SENAI e o Sebrae foi bastante positiva no sentido de nos orientar desde o início do processo. Recebemos apoio desde a concepção da nova estrutura até a compra de todos os equipamentos. Só temos a agradecer por tantos avanços”, afirmou.

A inauguração do laboratório contou com a presença de empresários, autoridades locais, representantes de órgãos públicos e das instituições parceiras, incluindo o gerente interino do SENAI Imperatriz, Deglisson Xavier; o gerente do Sebare Grajaú, André Veras; e o presidente do Sindugesso Maranhão, Joeder de Oliveira.

Além das inovações tecnológicas e da automação industrial, o projeto contempla também a qualificação da mão de obra local, promovida pelo SENAI, com o objetivo de garantir profissionais capacitados para operar os novos sistemas e contribuir com a melhoria contínua da produção.