Coletivo Nós sai em defesa da educação
A educação foi destaque no discurso do Coletivo Nós (PT) em sessão plenária desta terça-feira, 10. O co-vereador Jhonatan Soares anunciou na oportunidade que a audiência pública para tratar o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal ocorrerá nessa sexta-feira, 13.
O parlamentar refletiu sobre o retorno das aulas em escolas da rede estadual de ensino, que ocorreu há uma semana e ressaltou a importância da educação, também, na esfera municipal.
“Convidamos a população ludovicense, a imprensa local, professores e sindicatos que lutem junto conosco por uma educação pública de qualidade, que façam desta bandeira sua causa de vida, pois, assim como Dom Hélder Câmara, nós entendemos que nossas causas são maiores que a nossa vida”, declarou.
Jhonatan encerrou o apelo solicitando à Prefeitura de São Luís que abra o diálogo junto à categoria dos professores para criar uma mesa de negociação sobre seu reajuste salarial. Ele reforçou que a categoria aguarda há cinco anos pela atualização do salário.
“Precisamos valorizar essa categoria que tanto fez, assim como os profissionais da saúde, durante a pandemia. Professores que às vezes tiraram do seu próprio bolso para comprar uma resma de papel, pacotes de internet a fim de dar continuidade ao ensino remoto”, finalizou.
Programa Escola Digna
O parlamentar destacou ainda a atuação do Programa Escola Digna e do Pacto da Aprendizagem, iniciativas com destaque nacional. Nelas escolas de taipa foram substituídas por novas de alvenaria, ao passo que outras foram implantadas do zero pela gestão, sendo em muitos casos, o primeiro prédio público da cidade.
“Não quero aqui, de forma alguma comparar as duas redes. Nós entendemos que a rede
municipal inicia uma nova gestão, ao passo que a rede estadual está cumprindo um ciclo de dois mandatos. Mas não poderíamos deixar de falar sobre o excelente trabalho que o governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão estão realizando”, frisou.
Para o co-vereador, o Maranhão entra em um novo salto de desenvolvimento, pois até o ano 2000 apenas 50 municípios do Maranhão possuíam ensino médio. Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação até o fim do governo serão 217 escolas, isso significa pelo menos uma escola a cada município.