Coletivo Nós defende maternidade pública e ressalta 205 anos do Teatro Arthur Azevedo

O co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, durante sessão desta quarta-feira, na Câmara Municipal de São Luís, destacou o trabalho de excelência da Maternidade Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda e os 205 anos do Teatro Arthur Azevedo, que fica no Centro Histórico.

O Coletivo Nós visitou a Maternidade Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda, para conhecer a estrutura e conversar com a equipe. A visita foi um convite da atual gestora geral da unidade hospitalar, Bianca Santos Serra. A instituição era de origem comunitária, iniciada fruto de ação da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no mesmo bairro. Após, em parceria com a Governo do Estado, transformou-se em unidade com gestão compartilhada. Na unidade hospitalar, o bebê ao nascer já tem garantido todos os exames, vacinas e certidão de nascimento.

“Esta maternidade desenvolve um papel importantíssimo para a população de São Luís. Antes comunitária e atualmente, tem a parceria de gestão com o Governo e se mantém, sendo uma das maternidades mais bem avaliadas do Maranhão. Ali não se tem notícias de violência obstétrica, nem de óbitos neonatais. O maior cartão de visita daquela maternidade é a famílias que sai com sua criança bem e feliz. Fiquei muito feliz e satisfeito em ver esse cenário”, enfatizou Jhonatan.

A Maternidade Nossa Senhora da Penha concorre ao selo Maternidade Amiga da Criança, referência no Brasil e que é concedido pelo Ministério da Saúde.

Aniversário do Teatro Arthur Azevedo

O co-vereador destacou ainda os 205 anos do Teatro Arthur Azevedo, comemorados na terça-feira (21) e que contou com evento alusivo à data. “Este é um dos maiores equipamentos cultuais do Maranhão, o segundo mais antigo do país e uma das belas arquiteturas do país e do mundo. Parabéns ao nosso belo teatro, que se conserve e continue recebendo nossa arte e cultura”, frisou Jhonatan Soares.

Ele acrescentou ainda que o Teatro Arthur Azevedo é protagonista de um riquíssimo acervo cultural e que deve ser preservado pelo legado do teatro, da cultura e da arte do país.

O Teatro Arthur Azevedo está no hall dos 16 Teatros Monumentos do país, além de ser considerado um dos sete tesouros do Patrimônio Cultural Imaterial de São Luís.