Giro de Noticias

 Código de confirmação, gravação de vídeo e localização em tempo real: relembre as ferramentas de segurança da Uber

Priorizando a segurança dos motoristas parceiros e usuários, a Uber segue otimizando tecnologias com objetivo de facilitar e estimular o uso das ferramentas de segurança. Ao ativar todas as funções disponíveis, o app proporciona experiência mais tranquila em cada viagem realizada pela plataforma.

Ao longo do ano, a empresa expandiu seus recursos de gravação de vídeo e de integração com o 190 da polícia, em 6 estados e 10 cidades do Brasil. O botão de ligar para a polícia teve sua primeira integração com o 190 do estado do Rio de Janeiro, em 2022. Este ano, a funcionalidade já está operando no Maranhão, Amazonas e no Pará. Já o recurso de gravação de vídeo, que iniciou em fase de teste em Manaus e Petrópolis, foi ampliado para Curitiba, João Pessoa, Campinas, Santos e São José dos Campos.

A Uber disponibiliza ferramentas de segurança antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros. Para acessar as configurações das ferramentas, basta abrir o aplicativo na tela de perfil do usuário, que aparece ao tocar no ícone de foto no canto superior direito, e selecionar a barra horizontal o botão de Checagem de Segurança, que vai direcionar o usuário à visualização das configurações de cada uma das ferramentas de segurança oferecidas durante as viagens pela plataforma.

Confira alguns recursos de segurança disponibilizados pela empresa:
U-Acompanha: Compartilhamento de viagens

Tanto motoristas parceiros quanto usuários podem compartilhar a viagem em tempo real com quem desejarem. A ferramenta é acionada por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo sobre o mapa da viagem no aplicativo. Além disso, os usuários também podem cadastrar Contatos de Confiança para compartilhamento automático durante cada viagem.

U-Código: Um código exclusivo de 4 números que o usuário pode habilitar para receber automaticamente após solicitar uma viagem, a fim de confirmar que está entrando no carro certo. Ele deve fornecer verbalmente esse PIN ao motorista após o embarque no carro, e antes que o trajeto seja iniciado.


U-Ajuda: A tecnologia GPS identifica paradas longas, término de uma viagem antes do esperado ou desvio de rota e ativa um alerta, direcionando usuários ou motoristas parceiros a opções de suporte e ferramentas de segurança.

U-Áudio (Gravação de Áudio)
Permite que usuários e motoristas parceiros gravem áudios durante as viagens com o aplicativo para reportar pelos canais de suporte. Os arquivos permanecem criptografados nos dispositivos de quem realizou a gravação e só podem ser abertos pela Uber (que possui a chave da criptografia) se a parte decidir reportar um incidente de segurança e anexar o arquivo.

Gravação de Vídeo

Em fase de testes, o projeto passou a explorar a possibilidade de gravação usando o aplicativo da Uber, que utiliza a câmera de selfie do smartphone. Além de ser escalável e gratuita, a funcionalidade pode ser configurada pelo motorista em poucos segundos e, em caso de incidentes, oferece acesso direto ao time de suporte. Em andamento desde outubro do ano passado, sua última atualização contou a participação de motoristas de Curitiba(PR), Manaus (AM) e São José dos Campos (SP), Campinas (SP), João Pessoa (PB), Santos (SP) e Petrópolis (RJ), além de algumas cidades nos Estados Unidos.

U-Help (Ligar para a Polícia)

Usuários e motoristas parceiros podem ligar diretamente do aplicativo para autoridades que operam pelo número 190, em caso de emergência ou situação de risco. O recurso pode ser usado por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo sobre o mapa da viagem no aplicativo. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem. Em Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), no estado do Maranhão e no Pará, o recurso já foi integrado com o serviço 190 para que os operadores do serviço de emergência recebam automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada.

Além dos recursos mencionados, o aplicativo conta com diversas outras ferramentas de segurança.

Sobre a Uber
A missão da Uber é repensar a forma como o mundo se move, para torná-lo melhor. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 25 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que repensa novas possibilidades para o mundo.