CNN Sinais Vitais’ trata de um assunto que atinge cerca de 60 mil brasileiros por ano

O “CNN Sinais Vitais”, com o Dr. Roberto Kalil, da próxima quarta-feira, 27/10, às 22h30min, vai tratar do Câncer de Mama. Trata-se de um tema que é realidade para milhares de mulheres, sendo muito falado no mês de outubro pela campanha do chamado “Outubro Rosa”. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o Brasil registra cerca de 60 mil casos de câncer de mama por ano.

Cerca de 10% dos casos de câncer de mama são genéticos. Por isso a importância de fazer o mapeamento genético familiar caso haja algum caso na família. O teste não é oferecido pelo SUS e custa cerca de R$ 2 mil na rede particular. “Nós precisamos de uma consciência maior de que detectar precocemente salva vidas. E vai trazer uma economia para o governo que não tem que gastar com internação e quimioterapia”, reforçou a geneticista do Sírio-Libanês, Maria Isabel Achatz, durante entrevista ao Dr. Roberto Kalil.

A equipe do programa acompanhou a cirurgia de uma paciente que decidiu fazer a mastectomia bilateral preventiva aos 36 anos, depois do pai ser diagnosticado com câncer de mama. Ela fez o mesmo procedimento que a atriz Angelina Jolie. Os outros 90% casos de câncer de mama não tem um fator direto que causa a doença.

Segundo o Dr. Antonio Carlos Buzaid, diretor e médico geral do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Beneficência Portuguesa, existem fatores de risco como menopausa tardia, bebida alcoólica, além de alimentação inflamatória com açúcar.

É importante dizer que a mama se desenvolve completamente durante a gestação. Nos dias de hoje, com as mulheres engravidando cada vez mais tarde, nota-se um aumento no índice de câncer em mulheres mais jovens, entre 35 e 40 anos. “O tecido que não sofreu uma gestação é mais suscetível a sofrer modificações ambientais e dar origem ao tumor”, pontuou o Dr. Antônio Frasson, oncologista e titular do Grupo de Mama/Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

*O “CNN Sinais Vitais”, com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (27/10), às 22h30, logo após o “Jornal da CNN”, na faixa nobre da CNN Brasil.

Sobre a CNN Brasil

A CNN Brasil começou a operar em 15 de março de 2020 produzindo conteúdos multiplataformas, com notícias transmitidas na TV, rádio, site, aplicativo e YouTube e ainda em perfis nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, pushes, notificações, newsletters e podcasts.

A emissora já conquistou 11 prêmios e em seu elenco figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público nacional, além de novos talentos do telejornalismo.