Cinco jogadores que já jogaram tanto no FC Barcelona como no Girona FC
A distância entre o Estadi Olímpic e o Estadi Montilivi é de aproximadamente 100 km, e leva menos de 40 minutos para viajar de trem de Barcelona a Girona. Portanto, não é surpresa que vários jogadores tenham jogado tanto pelo FC Barcelona quanto pelo Girona FC ao longo dos anos. Aqui estão cinco estrelas que já passaram pelos dois clubes ao longo de suas carreiras.
Arnau Martínez
O talentoso lateral-direito do Girona FC começou sua carreira na academia La Masia do Barça antes de se juntar ao Centre d’Esports L’Hospitalet aos 13 anos. Dois anos depois, ele se transferiu para o Girona FC e fez sua estreia na equipe principal em março de 2021, quando entrou como titular contra o Albacete Balompié na LALIGA HYPERMOTION. A partir de então, tornou-se titular regular no Girona FC, tendo disputado 36 jogos na temporada 2021/22 e ajudou sua equipe a subir para à LALIGA EA SPORTS, antes de chamar a atenção com suas atuações na primeira divisão. Arnau revelou que, além de ser um ex-jogador da academia La Masia, ele cresceu como torcedor do Barça e costumava frequentar o Spotify Camp Nou no passado.
Oriol Romeu
Outro produto da La Masia, Romeu ingressou na academia do FC Barcelona vindo do rival local RCD Espanyol quando era adolescente. Ele estreou pelo Barça Atlètic, o time B, em 2008/09, e fez sua primeira aparição na LALIGA EA SPORTS pelo FC Barcelona em maio de 2011 sob o comando de Pep Guardiola. Poucos meses depois, Romeu se juntou ao Chelsea, antes de fazer um breve retorno à Espanha para jogar emprestado ao Valencia CF em 2013/14. Após mais um empréstimo de uma temporada ao Stuttgart, Romeu assinou com o Southampton, onde chegou a usar a braçadeira de capitão, fazendo mais de 250 jogos pelo clube inglês. No verão de 2022, ele retornou à Espanha para se tornar o âncora do meio-campo do técnico Míchel no Girona FC. Suas atuações foram tão boas que o FC Barcelona decidiu investir no jogador formado na academia em 2023, e ele trouxe experiência para o meio-campo de Xavi.
Marc Muniesa
Atualmente jogando pelo time do Catar, Al Shahaniya, Muniesa fez aparições pela equipe principal tanto do FC Barcelona quanto do Girona FC no passado. O defensor catalão veio da La Masia e fez sua estreia oficial pelo Barça sob o comando de Guardiola aos 17 anos em um jogo da LALIGA EA SPORTS contra o CA Osasuna em maio de 2009. Após fazer apenas mais um jogo pela equipe principal nos quatro anos seguintes, ele deixou o FC Barcelona para se juntar ao Stoke City. Lá, ele jogou em dois dígitos em cada uma das quatro temporadas no clube antes de se juntar ao Girona FC no verão de 2017. Depois de atuar na LALIGA EA SPORTS por duas temporadas, ele não conseguiu evitar o rebaixamento do time e partiu para o Catar em 2019.
Eric García
Eric García é um dos atuais jogadores do Girona FC que foram emprestados pelo FC Barcelona para a temporada 2023/24. O zagueiro de 23 anos tem sido uma adição importante para os Blanquivermells, pois ele pode defender com inteligência e trazer a bola do setor defensivo quando sua equipe tem a posse. García aprendeu essas habilidades nas academias do FC Barcelona e do Manchester City, emergindo no futebol profissional com o clube inglês antes de retornar ao clube catalão em 2021. Ele tem um futuro promissor e pode retornar ao Barça após o fim do empréstimo.
Pablo Torre
O outro jogador emprestado ao Girona FC pelo FC Barcelona é Pablo Torre, um meio-campista ofensivo de 21 anos que ainda está aprendendo e se desenvolvendo. Torre assinou com o FC Barcelona no verão de 2022, mas teve seu tempo de jogo limitado em sua primeira temporada na Catalunha. Portanto, foi decidido que ele deveria passar a temporada 2023/24 emprestado, e não houve muitos lugares melhores para se desenvolver do que o Girona FC.