Cidades do MA na lista de localidades que receberão infraestrutura de fibra óptica

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (30/9), por unanimidade, a atualização da lista de localidades a serem atendidas no âmbito do Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado (PGMU V). Relator da matéria, o conselheiro Emmanoel Campelo ressaltou que os municípios e localidades constantes dessa relação serão atendidos por meio da obrigação de backhaul (infraestrutura de fibra óptica) do PGMU.

De acordo com Campelo, a decisão da Anatel exclui áreas que já estavam atendidas, mas que constavam da lista anterior. O conselheiro lembrou que “ontem o Executivo Federal publicou o Decreto nº 10.821, que atualizou o cronograma de metas da obrigação de backhaul, de modo que a primeira meta passou a ter prazo até dezembro de 2022”.

O relator destacou que as metas de backhaul do PGMU, agora, estão devidamente estabelecidas e delimitadas, com prazo inicial de implantação mais adequado. “As concessionárias deverão construir aproximadamente 50.000 quilômetros de fibra óptica para conectar cerca de 2.500 municípios e localidades, que passarão a contar com redes de altíssima capacidade, capazes viabilizar conexões residenciais muito mais rápidas e a implantação de mais antenas 4G e 5G” concluiu.