Chef Davi Leão dá a receita: Burrata inteira empanada com farinha panko

Cada mãe tem seu estilo, mas se tem uma coisa que todas adoram – e merecem! – é ganhar um cardápio especial de comemoração pelo seu dia. Que tal, então, preparar uma burrata caprichada para celebrar a data? A receita é do chef Davi Leão e o molho triturado, elaborado com a fruta in natura e temperado com um toque de azeite, é da Ekma, uma das maiores fabricantes de atomatados do país. Experimente!

Ingredientes

1 burrata fresca

1 xícara de farinha de trigo

2 ovos

1 xícara de farinha panko

Óleo para fritar

2 xícaras de tomate triturado EKMA

1 cebola pequena picada

2 dentes de alho picados

1 colher de sopa de azeite de oliva

Sal e pimenta a gosto

1/2 xícara de vinagre balsâmico

2 colheres de sopa de açúcar

Parmesão ralado a gosto

Brusquetas ou torradas

Modo de Preparo

Em uma tigela, bata os ovos e reserve. Coloque a farinha de trigo e a farinha panko em duas tigelas separadas. Pegue a burrata e passe primeiro na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e, por último, na farinha panko, pressionando para que a farinha grude bem.

Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e frite a burrata até que fique dourada e crocante por fora. Retire com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo.

Para o molho de tomate triturado EKMA, aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho até que fiquem macios. Adicione o molho de tomate triturado EKMA, tempere com sal e pimenta e cozinhe por cerca de 10 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando.

Para a redução de vinagre balsâmico, coloque o vinagre e o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa até que o açúcar se dissolva e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até que o líquido tenha reduzido e engrossado.

Para servir, coloque a burrata em um prato e regue com o molho de tomate triturado e a redução de vinagre balsâmico. Finalize com o parmesão ralado e sirva acompanhado de brusquetas ou torradas.

Bom apetite!

Sobre a Ekma

No mercado desde 1972, a marca se consagrou como líder de vendas do segmento de molhos e condimentos para food service. Seu portfólio abrange molhos para lanche e condimentados, para salada em sachê, orientais, maionese, além de atomatados, como extrato de tomate, tomate triturado, molho refogado e para pizza, que são distribuídos em todo território nacional, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A fábrica, localizada em Taquaritinga, no interior de São Paulo, ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, sendo cinco mil de área construída, e gera quase 900 empregos diretos e indiretos. São processadas na planta fabril, cerca de três mil toneladas de produtos por mês. Saiba mais sobre a empresa no site www.ekma.com.br.

Sobre o Chef Davi Leão

Apaixonado pela gastronomia, Davi Leão é renomado chef de cozinha com mais de 23 anos de experiência no mercado gastronômico, também conhecido pelas suas participações nos principais programas de TV, como “Mulheres” e “Revista da Cidade”, da TV Gazeta, “A Tarde é Show” e “Papo em Dia”, da Rede Brasil e “Vida Melhor”, da Rede Vida. Ao longo da sua carreira especializou-se em pizzas, e hoje ele tem consultorias nacionais e internacionais, em que compartilha seus conhecimentos com donos de pizzarias de diversos lugares do mundo, além de ministrar cursos e workshops para pizzaiolos.