O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Chef Bernard Contipelli conta segredos do Pão 7 queijos

É do time do pão quentinho e crocante para começar o dia com bastante energia? Então você precisa conhecer o Pão 7 queijos, o queridinho das manhãs de sábado na Pousada Alto da Boa Vista. O chef Bernard Contipelli faz a alegria dos hóspedes com esse pão fresquinho, recheado com 7 queijos que dão um toque mais que especial nessa receita. Agora pegue o papel e a caneta e venha aprender a preparar essa delícia e aproveitar um café da manhã de hotel estrelado.

Pão 7 Queijos
Por Chef Bernard Contipelli

INGREDIENTES
MASSA
50g de fermento
2 colheres (sopa) de açúcar
1kg de farinha de trigo
2 copos de água morna
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
½ copo de óleo
1 colher (chá) de sal

RECHEIO
150g de queijo provolone cortado em fatias
150g de queijo gorgonzola fatiado
150 de queijo dourado ou frescal
350g de cream cheese
350g de queijo catupiry
800g de muçarela ralada
150g de parmesão ralado
1 gema de ovo

MODO DE PREPARO
Em uma tigela misture o fermento e o açúcar e deixe agir, quando o fermento estiver ativo adicione a água e um pouco da farinha. Deixe descansar de 5 a 10 minutos. Em outra tigela misture o sal, óleo e a manteiga derretida e reserve. Na mistura de fermento adicione metade da farinha e misture, em seguida adicione a mistura de óleo, sal e manteiga. Aos poucos vá incorporando a farinha nessa mistura e reserve um pouco de farinha para a hora da sova. Com as mãos misture bem a massa até desgrudar da tigela, nesse ponto é hora de transferir para a bancada e iniciar a sova. Sove a massa de 3 a 5 minutos, depois disso forre ela com um pano e deixe descansar por 2 horas.

MONTAGEM
Com um rolo abra a massa, em uma mesa ou balcão de pedra aquecido (com álcool e fogo) até que fique do tamanho da forma. Comece o recheio do queijo mais duro para o mais mole seguindo a ordem: provolone, gorgonzola, dourado, cream cheese, catupiry e muçarela. Feche bem a massa e dobre as pontas para não correr risco do queijo vazar. Com o pão fechado, vire para que o fundo com os queijos mais duros fique por cima e coloque na forma. Bata a gema do ovo e pincele sobre o pão. Finalize jogando por cima do pão o queijo parmesão e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos.

Rendimento: 2 pães grandes ou 4 pequenos