Giro de Noticias

CGJ  instala mais dois pontos de inclusão digital nas comarcas de Joselândia e Esperantinópolis

Em mais uma semana de ações voltadas ao projeto especial da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA) intitulado “Justiça de Todos”, uma equipe da CGJ/MA deslocou-se para outros dois municípios do Estado com o objetivo de garantir o acesso à justiça e à cidadania, por meio da inclusão digital. Dessa vez, no dia 5 de julho, os municípios beneficiados pela iniciativa foram São Raimundo do Doca Bezerra, integrante da comarca de Esperantinópolis, e São José dos Basílios, integrante da comarca de Joselândia.

A iniciativa do Justiça de Todos consiste em garantir que a população residente em municípios que não são sede de Comarca também tenham acesso à Justiça, sem que haja necessidade de deslocamento até cidades próximas que possuam Fórum. Para alcançar tal objetivo são instaladas salas equipadas com computadores ligados à internet, permitindo que os jurisdicionados possam solucionar suas demandas judiciais por videoconferência, sendo auxiliados por um servidor facilitador. 

Durante a cerimônia de inauguração do 101º ponto de inclusão digital no município de São Raimundo do Doca Bezerra, a juíza coordenadora de Planejamento Estratégico da Corregedoria e coordenadora do “Justiça de Todos”, Tereza Nina, ressaltou a importância da iniciativa. “A partir da inauguração desta sala, a população terá uma parte do fórum de Esperantinópolis em São Raimundo do Doca Bezerra. A comunidade não precisará mais se deslocar até a Comarca para participar de audiências, fazer consulta de processos, falar com promotor e resolver suas demandas relacionadas à justiça”, comentou a juíza.

“É o poder judiciário, irmanado de outras entidades e órgãos, atuando para que os jurisdicionados possam ter acesso mais rapidamente a todos os serviços que são indispensáveis para que as pessoas tenham dignidade”, foi dessa maneira que a juíza Sinara Eliza Gama Freire, titular da Comarca de Pedreiras, respondendo pela Comarca de Esperantinópolis, definiu a ação que agrega mais cidadania à população beneficiada.

Também participaram, o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Selton Miranda de Melo; o presidente da Câmara, Edivan do Livramento; o procurador-geral do município, Pablo Fonseca de Melo; e o representante do 5º Batalhão de polícia do município, Major Wellington.

SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS

Logo em seguida, ainda na quarta-feira, 05, mais uma sala do projeto foi instalada no município de São José dos Basílios, integrante da Comarca de Joselândia. Com a instalação do 102º ponto de inclusão digital, a população residente no município não precisará percorrer cerca de 27 km até a sede da Comarca para ter acesso aos serviços oferecidos pelo poder judiciário.

A iniciativa é consolidada por meio de uma parceria entre a Corregedoria Geral da Justiça e as prefeituras municipais. Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de São José dos Basílios, Creginaldo Rodrigues de Assis, comemorou o sucesso da ação. “É com grande satisfação que recebemos mais essa iniciativa que agrega muitos benefícios ao nosso povo”, disse o prefeito.

Também estiveram presentes o juiz titular da 4ª Vara da Comarca de Pedreiras, respondendo pela Comarca de Joselândia, José Bernardo Luiz de Melo; e o presidente da Câmara Municipal, Francilio Silva dos Santos.