Giro de Noticias

CGJ avança na instalação de novos pontos de inclusão digital durante a semana

Na última terça-feira, 18, os municípios de Conceição do Lago Açu e Lago Verde, integrantes da Comarca de Bacabal; e na quarta-feira, 19, o município de Marajá do Sena, integrante da Comarca de Paulo Ramos, foram beneficiados pelas ações do “Justiça de Todos”, projeto especial da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA).

Ao longo desta semana, a equipe da CGJ vai percorrer sete municípios com o objetivo de atingir a meta de 112 pontos de inclusão digital instalados em todo o Estado.

Devido à iniciativa, a população poderá solucionar suas demandas judiciais e acessar serviços como balcão virtual, consulta processual, emissão de certidões, participação em audiências, por meio de uma sala equipada com computador e acesso à internet.

Durante a inauguração da 107ª sala da Justiça, em Conceição do Lago Açu, a juíza Tereza Nina, coordenadora de planejamento estratégico da CGJ, relembrou as metas estipuladas no início do projeto visando uma Justiça mais próxima da comunidade. “O desembargador Froz Sobrinho, em maio do ano passado, idealizou esse projeto tentando aproximar, ainda mais, as pessoas do Poder Judiciário. “Aqui em Conceição do lago Açu, para participar de audiência, fazer consulta de processos, falar com os juízes, é preciso um deslocamento de aproximadamente 67 km, então o corregedor resolveu levar uma parcela da Justiça para essas cidades que, como Conceição do Lago Açu, não possuem fórum”, comentou a juíza.

O juiz Marcelo Frazão Pereira, titular 1ª Vara Criminal de Bacabal, elencou a relevância do projeto, especialmente para a população economicamente vulnerável, garantindo mais dignidade e cidadania. “A iniciativa vem aprimorar o acesso à Justiça, encurtando distâncias, evitando deslocamento por parte dos jurisdicionados, além de possibilitar a interação com outros membros do Poder Judiciário, como Ministério Público, Defensoria Pública e OAB”, ressaltou o juiz.

Participaram do evento, o prefeito de Conceição do Lago Açu, Divino Alexandre de Lima; a vereadora Raimunda do Avião, representando a Câmara dos Vereadores; e a procuradora-geral do município, Tamires Brito Jácome da Costa.

LAGO VERDE

Já na tarde do dia 18, a equipe da Corregedoria deslocou-se até outro termo judiciário da comarca de Bacabal, o município de Lago Verde, para a instalação do 108º ponto de inclusão digital do projeto “Justiça de Todos”.

A juíza Tereza Nina conduziu o evento e destacou a possibilidade de construção de um Fórum na localidade para transformar o termo judiciário de Lago Verde em uma Comarca, devido às demandas da população do município em relação aos serviços prestados pela Justiça.

O prefeito de Lago Verde, Alex Almeida, aproveitou o momento para agradecer o empenho do poder judiciário no processo de democratização de seus serviços aos cidadãos e, além disso destacou o interesse e disposição em continuar atuando de forma colaborativa com os poderes para a garantia de melhores condições para a comunidade. “Esse processo de aproximação entre a população e o judiciário garante a cidadania e o acesso da população à justiça”, comentou o prefeito.

Também estiveram presentes na cerimônia, o procurador-geral do município, Robson Almeida; e o vereador líder do governo, Francklin Oliveira.

MARAJÁ DO SENA

Já na quarta-feira, 19, a população de Marajá do Sena, integrante da comarca de Paulo Ramos, também foi beneficiada com a instalação do 109º ponto de inclusão digital do Maranhão. A ação vai permitir que a população residente no município evite o deslocamento de aproximadamente 47 km até a comarca sede.

Teste de conexão é realizado durante cerimônia de inauguração do 109° ponto de inclusão digital, em Marajá do Sena

“É uma ferramenta para alcançar, principalmente, aqueles que têm dificuldade de acesso”, foi dessa forma que o procurador-geral do município, José Vitor Gonçalves, descreveu o projeto. Na ocasião representando o prefeito Lindomar Araújo Lima, o procurador destacou a importância do Justiça de Todos e a satisfação de testemunhar a iniciativa ser implementada no município de Marajá do Sena.

A programação de inaugurações da semana continua até a sexta-feira (21), passando por Graça Aranha, pertencente à comarca de Governador Eugênio Barros; São Roberto, integrante da comarca de Esperantinópolis; e Axixá, que integra a comarca de Icatu.