Cérebro no verão: Não conseguir ´pensar’ de tanto calor, não é uma frescura
Não é só o corpo que sofre com as altas temperaturas.De acordo com o neurocirurgião e neurocientista Dr. Fernando Gomes, professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP, o calor intenso pode prejudicar o desempenho cerebral, levando à dificuldade de concentração, fadiga e até mesmo a lapsos de memória.
“O cérebro é extremamente sensível a mudanças de temperatura e, durante o calor excessivo, o organismo precisa trabalhar mais para manter o equilíbrio térmico e por isso redireciona o fluxo sanguíneo para a pele e diminui a circulação em áreas fundamentais para o desempenho cognitivo”, explica o médico.
Entre os principais efeitos do calor intenso no cérebro, Dr. Fernando afirma que é comum sentir a fadiga mentaljá que o corpo, focado em manter a temperatura interna estável, deixa menos energia para atividades cognitivas complexas. “Por isso também que fica mais difícil se concentrar, já que há um aumento sensação de desconforto e o aumento da sudorese podem comprometer a atenção”, diz o neuro que ainda ressalta que as altas temperaturas impactam o hipocampo, área do cérebro responsável por processar e armazenar informações recentes.
Além disso, há ainda uma relação entre a desidratação e a função cerebral, que nos dias quentes, agrava o quadro, reduzindo a eficiência e a capacidade do cérebro de funcionar. “Por isso é tão importante beber ao menos 2 litros de água por dia para evitar a desidratação e manter a eficiência do fluxo sanguíneo cerebral”, indica.
O médico ainda ressalta que idosos, crianças e pessoas com problemas cardiovasculares ou neurológicos devem ter atenção especial nos dias mais quentes, pois são mais suscetíveis aos efeitos do calor extremo.
Sobre Dr. Fernando Gomes
Professor Livre Docente de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas de SP com mais de 2 milhões de seguidores.
Há 12 anos atua como comunicador, já tendo passado pela TV Globo por seis anos como consultor fixo do programa Encontro com Fátima Bernardes (2013 a 2019), por um ano (2020) na TV Band no programa Aqui na Band como apresentador do quadro de saúde “E Agora Doutor?” e dois anos (2020 a 2022) como Corresponde Médico da TV CNN Brasil. Atualmente comanda seu programa Olho Clínico com Dr. Fernando Gomes semanalmente no Youtube desde 2020.
É também autor de 9 livros de neurocirurgia e comportamento humano.
Professor Livre Docente de Neurocirurgia, com residência médica em Neurologia e Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, é neurocirurgião em hospitais renomados e também coordena um ambulatório relacionado a doenças do envelhecimento no Hospital das Clínicas.
@drfernandoneuro