.

Centro Universitário Estácio realiza palestra para o Dia do Jornalista 

Em comemoração ao Dia do Jornalista, o Centro Universitário Estácio São Luís, em conjunto com o núcleo de jornalismo da instituição, organizaram uma palestra para alunos veteranos, calouros e visitantes. 

A palestra teve como orador a jornalista de renome Regina Souza, que levou uma palavra sobre os desafios no jornalismo. “Em tempos de mídias sociais, a era do digital, a desinformação e a informação a toda velocidade. O maior desafio do jornalista é ser jornalista na sua essência, levando informação com verdade, quando fazemos um jornalismo apurado, estamos cumprindo com nossa tarefa”, pontuou.

Com o avanço da tecnologia, qualquer pessoa pode ser repórter por um dia, basta ter um celular que consiga gravar e tirar fotos. Por conta disso, o trabalho tem se transformado em um desafio, tendo que lidar com fake news e notícias em velocidade máxima. 

“Tempos atrás as pautas surgiam dentro das redações, hoje não, as redações estão buscando os assuntos que estão nas redes sociais, por exemplo, um vídeo de uma rua que foi inundada por conta da chuva”, exemplificou Regina. 

Também estava presente no evento, a coordenadora do Curso de Jornalismo, Lila Antoniere, que destacou a importância desse momento para todos os profissionais e futuros jornalistas. “Nossos desafios são diários, mas quando falamos da velocidade do jornalismo, que hoje é necessário nas redações. O jornalismo não é só na rádio, na internet ele precisa ser em tempo real, quem deseja obter um conteúdo jornalístico, quer isso de imediato”, destacou.

Esse imediatismo se transforma em um desafio, justamente por conta da checagem. 

Uma palestra muito produtiva para todos os envolvidos, “foi um momento muito bacana, trazer uma jornalista como a Regina Souza para trocar opiniões, oferecer dicas, como se portar como jornalistas e, principalmente, dicas de como superar os desafios encontrados dentro da profissão nos dias de hoje”, concluiu a estudante do curso de jornalismo, Nelyane Gomes.