Centro Socioeducativo do Vinhais realiza Festival de Pipas

O céu do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais (CSIV) ficou mais colorido na última sexta-feira (19), através da realização do Festival de Pipas, a ação faz parte das atividades sociopedagógicas da unidade que têm como objetivo exercer uma influência sobre a vida do adolescente contribuindo para a construção de sua identidade, de modo a favorecer a elaboração de um projeto de vida, além de possibilitar um papel inclusivo na dinâmica social e comunitária.

Os socioeducandos participaram da atividade que resgatou uma tradição de lazer e entretenimento. “A atividade de lazer é uma atividade de descontração que proporcionou um momento de integração entre os adolescentes. A brincadeira de pipa tem essa conotação do lazer, de liberdade. Foi muito importante e valorizado pelos adolescentes”, afirma Josenilde Diniz, diretora do CSIV.

O festival de pipas foi promovido para despertar o prazer e a diversão ao ar livre e resgatar as brincadeiras saudáveis que estimulam a interação social. “Estou muito feliz com a atividade realizada hoje, tive a oportunidade de relembrar a primeira vez que empinei pipa e foi um momento único”, ressalta um socioeducando.

Os parâmetros da ação socioeducativa estão previstos na Lei nº 12.594 que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e foram organizados com base nos seguintes eixos estratégicos: suporte institucional e pedagógico; diversidade étnico-racial, de gênero e de orientação sexual; cultura, esporte e lazer; saúde; escola; profissionalização/trabalho/previdência; família e comunidade e segurança.