Centro de Mediação de Família de São Luís disponibiliza espaço lúdico para crianças
O juiz coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nupemec-TJMA), Alexandre Abreu, ressalta que o novo espaço, além de assegurar às crianças um ambiente tranquilo – retirando o peso de um local mais formal, de sala de audiências, em que elas poderiam se sentir responsáveis pelo desentendimento dos pais – ainda contribui para a preservação da infância nesses momentos.
“Além disso, ao perceberem a importância de um ambiente de paz para o desenvolvimento dos filhos, os pais são convidados a se harmonizarem em favor das crianças”, frisou o magistrado.
De acordo com a secretária do Centro de Mediação da Família, Angela Rodrigues de Oliveira, o espaço também tem possibilitado um maior tempo de intervenção dos mediadores na busca de um diálogo e um consenso entre os pais, por estes saberem que seus filhos estão acomodados em um ambiente aconchegante.
CENTRO – O Centro de Conciliação e Mediação de Família do TJMA foi instalado no dia 26 de outubro de 2016. Funciona no 4º andar do Fórum de São Luís, no Calhau. Atualmente, é coordenado pela juíza Maria do Socorro Mendonça Carneiro, titular da 5ª Vara da Família da capital.
A unidade é subordinada administrativamente ao Nupemec-TJMA, presidido pelo desembargador José Luiz Almeida, atual ouvidor-geral do Judiciário.
AGENDAMENTO – Para agendar uma sessão no Centro de Conciliação de Família, basta telefonar para o Telejudiciário: 0800-7071581, gratuitamente, de um telefone fixo, ou para o (98) 3194.5555, de celular ou telefone fixo; dirigir-se, presencialmente, até o Centro de Família; ou por meio da Defensoria Pública do Estado (DPE-MA), em parceria com a Justiça.
Atualmente, as sessões também já estão sendo agendadas e realizadas pelo sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe), disponível no portal do TJMA (www.tjma.jus.br).