Cedrus elege nova presidência para o biênio 2021/2023

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Cedrus/MA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), realizou a eleição da nova gestão, nesta sexta-feira (19), durante a 1ª Reunião Ordinária de 2021. Na ocasião, foram escolhidos o presidente e vice-presidente.

O Cedrus é formado por representantes do poder público e da sociedade civil, incluindo associações e movimentos sociais. O conselho tem por objetivo fortalecer as políticas públicas e estimular ações conjuntas para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Os mandatos da presidência e vice-presidência do Cedrus são exercidos de forma alternada entre o poder público e a sociedade civil.

A secretária adjunta de Biodiversidade da SAF, Luciene Dias Figueiredo, assume o cargo de presidente. Já o representante da Unicafes, Joaquim Alves, que presidiu o Cedrus no último biênio, é o novo vice.

Luciene Dias agradeceu a indicação do nome e confiança na missão à frente do Cedrus. “Vamos seguir buscando fortalecer cada vez mais o Cedrus com uma parceria para construir, poder público e sociedade civil, a efetivação de políticas públicas, avaliando, monitorando e propondo mudanças de maneira a fortalecer as políticas para as águas, florestas e povos tradicionais do nosso estado”, disse.

O vice-presidente Joaquim Alves ressaltou a atuação como presidente no ultimo biênio e lembrou que mesmo com a pandemia o trabalho do Cedrus não parou.

“Estou muito feliz e agradecido pelo espaço, pois o Cedrus além de ser espaço de construção, é uma escola onde a gente aprende e ensina os companheiros envolvidos. Vamos dar continuidade a esse trabalho, desta vez como vice, dando toda atenção à construção do Plano Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, temos muitos desafios e debates pela agricultura familiar do Maranhão”, destacou.

O secretário da SAF, Rodrigo Lago, participou da eleição e agradeceu o trabalho desempenhado por Joaquim Alves enquanto presidente e deu boas-vindas à nova presidente, a secretária adjunta Luciene Dias.

“A alternância da presidência do Cedrus entre poder público e sociedade civil mostra a importância da gestão participativa na construção de uma agricultura familiar efetiva”, pontuou Rodrigo Lago.

A reunião contou com a presença do secretário da SAF, Rodrigo Lago, dos adjuntos Chico Sales e Luciene Dias; do deputado estadual Adelmo Soares e representantes do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq), Associação em Área de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema), Cooperativa de Trabalho e Serviços Técnicos (Coosert), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Estado do Maranhão (Fetraf), Movimento Interestadual De Mulheres Quebradeiras De Coco Babaçu (Miqcb), União das Cooperativas da Agricultura Familiar Solidária do Estado do Maranhão (Unicafes), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema).