O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

CDL São Luís intensificou orientações sobre protocolos na retomada do comércio

Essa semana começou a reabertura gradual do comércio, após decreto do governo estadual que liberou algumas atividades econômicas para voltarem a funcionar.

A Rua Grande, principal centro comercial da capital maranhense, recebeu um grande número de pessoas na segunda – feira (01.06), e lojas de diversos segmentos puderam comercializar seus produtos e serviços. As lojas autorizadas reabriram atendendo aos protocolos sanitários e de segurança estabelecidos para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. Nos estabelecimentos foi possível observar funcionários usando máscaras, higienização das mãos por parte dos consumidores e marcações para delimitar o distanciamento necessário, entre outras medidas obrigatórias.

A CDL São Luís acompanhou a movimentação nos centros comerciais e reforçou a necessidade de adoção dos cuidados sanitários. O presidente Fábio Ribeiro explica que a entidade acredita no comprometimento coletivo para o sucesso da retomada do comércio. “Acreditamos que se todos cooperarem teremos funcionamento seguro. O empresário deve adequar a sua empresa para funcionar de acordo com os protocolos, o governo deve garantir a infraestrutura necessária, como por exemplo, transporte público suficiente, fiscalização nas vias públicas para evitar aglomeração. E a população precisa entender que nós estamos em um novo momento e os atendimentos podem ser mais demorados para serem mais seguros”, diz.

A CDL iniciou uma ação especial para esta nova fase no enfrentamento da pandemia da Covid-19. A entidade lançou o movimento #ContecomaCDL, iniciativa que está dando às empresas suporte para o funcionamento das atividades do varejo, com informações sobre legislação, protocolos, soluções em negócios, indicação de fornecedores e utilização das mídias da instituição para divulgação de serviços  aos associados.

A CDL disponibilizou em seu site (www.cdlsaoluis.org.br) todos os protocolos sanitários setorizados para orientação dos lojistas. No espaço virtual é possível saber as regras e os cuidados que devem ser tomados, além dos horários determinados para o funcionamento e os segmentos que já estão autorizados a funcionar.