Caxienses prestam homenagem ao Mártir São Sebastião e celebram 141 anos de veneração ao Santo
Caxienses seguem realizando tradicionalmente em Caxias (MA) as homenagens ao Mártir São Sebastião. Uma arvore é escolhida e retirada da reserva do Inhamum, logo depois os devotos saem em cortejo pelas ruas da cidade. Uma breve parada é feita no horário do almoço no bairro DNER, após a retirada. A partir das 15h, todos seguem em cortejo fazendo paradas em alguns pontos da cidade, onde recebem água e suco para se refrescarem e seguirem a tradição pelo Centro Histórico de Caxias.
Enquanto muitos participam visando mais os momentos de confraternização, outros pagam promessas, a exemplo de Sebastião Santos de 70 anos. Ele afirma que começou a participar das festividades quando tinha 12 anos de idade.
“A gente vinha dos Pau Pombos, quando chegava no Bebé, descascava e de lá fazia o percurso até a Igreja de São Sebastião. Já estamos aqui com mais de 30 anos. Eu sou devoto de São Sebastião, posso está onde estiver, mas quando chega esta data, venho para representar minhas promessas que eu faço e vou adquirido”, disse Sebastião Santos, devoto.
“Hoje estou homenageando meu cunhado Teódulo Aragão, meu sobrinho Heitor Torres, minha sobrinha Maria Laura e Carmem Célia. É importante as pessoas manterem esta tradição”, disse Ciro Machado, devoto de São Sebastião.
“Desde 1977 eu e minha família acompanhamos essa tradição é um prazer, orgulho e de fé. Deus e São Sebastião nos dão forças para fazermos isso. Essa é uma promessa que eu fiz. Contraí calazar e escapei da doença, eu disse que faria o que eu pudesse para as pessoas manterem essa tradição. Eu não bebo mais e não fumo, faço isso de coração. Quem tem vontade de viver basta acreditar em Deus e São Sebastião”, disse Francisco Machado (Índio da Caçamba).
“Tem 35 anos que participo dessa romaria de São Sebastião, que é o Santo da Romaria mais bonita. Eu vim de longe direto para cá”, disse Graça Moura, do povoado Baixa do Melão.
“Acompanho o Mastro com este chapéu há 35 anos, só uso ele no dia de São Sebastião. Nossa tradição é muito forte em Caxias”, disse Bibiu, devoto.
A festividade da derrubada, cortejo e levantamento do mastro existe há 141 anos, sendo que por três vezes não foi possível ser realizada com a proporção que costumeiramente se realiza. Em 2007, houve um acidente que vitimou uma pessoa que tentou subir no mastro. Em 2008, não houve a derrubada, cortejo e levantamento do mastro, mas em 2009, quando foi constituída a Associação dos Amigos e Devotos de São Sebastião, as festividades em honra ao Santo voltaram a acontecer. Nos anos de 2020 e 2021 também não foi possível a realização por conta da pandemia.
A Prefeitura de Caxias durante todo o percurso dar apoio por meio da Secretaria Municipal de Segurança com a Guarda Municipal, Meio Ambiente, Agentes de Trânsito e Blitz Urbana em parceria com a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, para que a manifestação popular seja realizada com sucesso.
“Desde que assumimos damos suporte a retirada do Mastro de São Sebastião. Então, há um risco no trânsito. A presença dos Agentes de Trânsito é de uma importância muito grande, porque já tinha dois anos que não havia o Mastro”, disse Alberto Simão, secretário adjunto de Transportes.
“É de grande importância a realização da derrubada, cortejo e levantamento do Mastro de São Sebastião. A festa está de volta após dois anos por conta da pandemia é uma alegria para nós da Associação ver os devotos se reunindo para a realização dessa festa religiosa e popular que nossa cidade realiza há mais de 100 anos”, destaca Ricardo Murilo, historiador e vice-presidente da Associação de Amigos e Devotos do Mártir São Sebastião.
“Apesar dos desafios foi um evento realizado com paz e tranquilidade, sem nenhum incidentes. É uma festa muito bonita. Que as pessoas possam brincar e homenagear São Sebastião. Não sei se irei continuar organizando, mas quem quiser, esteja à disposição”, frisou Bina Assunção, presidente da Associação de Amigos e Devotos do Mártir São Sebastião.
“É uma festa de cunho turístico, folclórico e popular que é realizado há quase 150 anos. O nosso povo manifesta o sentimento durante este mês de janeiro a São Sebastião. Esse movimento cultural faz com que este evento chamado de Mastro de São Sebastião possa se perpetuar”, disse Léo Barata, secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, como faz há muitos anos, também participou das festividades desde a concentração na Reserva do Inhamum com a confraternização com os devotos. Logo depois, o gestor acompanhado de secretários municipais e da deputada estadual, Daniella, também seguiram o cortejo pelas ruas da cidade até chegar ao Largo de São Sebastião, quando acontece o levantamento do Mastro com a ajuda de caminhão munck, que usa um equipamento de grande porte utilizado para operações como a descarga e o içamento de cargas, em que o Mastro é amarrado e levantado com mais segurança.
“É um momento religioso em homenagem ao Mártir São Sebastião e também em que a população aproveita para se confraternizar. Depois de tudo que passamos, implantamos uma esperança para que 2023 seja melhor ainda. Eu tenho certeza que com todo este povo mostrando que somos iguais, somos o mesmo povo participando de um grande evento. Aqui chego e saio muito feliz”, destacou Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).