Giro de Noticias

Carreta da Mulher registrou mais de 69 mil atendimentos até o mês de novembro

Atuando de maneira itinerante nos bairros, comunidades e municípios do estado, a Carreta da Mulher Maranhense oferece serviços de saúde básica direcionados às mulheres. Entre os serviços estão mamografia, exame preventivo (Papanicolau), testes rápidos, medição de pressão arterial e aferição de glicemia, além de palestras educativas sobre temáticas do universo feminino. 

O Governo do Maranhão, visando ampliar as políticas voltadas para as mulheres, triplicou o orçamento direcionado ao público feminino, investindo mais de R$ 10 milhões, com a licitação da 2º unidade da Carreta da Mulher Maranhense. As Unidades Móveis Itinerantes cumprem o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, instituído em agosto de 2007. 

De fevereiro a outubro deste ano, através dos serviços da Carreta da Mulher Maranhense, 69.818 atendimentos já foram realizados, percorrendo 32 municípios e 53 bairros na Região Metropolitana, levando saúde e informação as regiões mais longínquas do estado, proporcionando as mulheres a oportunidade de deixar a sua saúde em dia.  

Para a secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar, o serviço é de suma importância para a prevenção de doenças por parte das mulheres. “A Carreta da Mulher Maranhense é uma unidade móvel que anda esse Maranhão todinho ofertando exames para que as mulheres possam, de forma precoce, identificar o câncer e também receber várias informações e orientações para que ela possa preservar sua saúde, não só da sua mama, mas do seu corpo como um todo”, explica. 

“Durante esse ano de 2022, a Carreta da Mulher Maranhense já percorreu 32 municípios do Estado do Maranhão e 53 bairros da Região Metropolitana de São Luís. Já realizamos mais de 69 mil atendimentos, que foram muito importantes por que evitaram que muitas mulheres pudessem descobrir de forma tardia que estavam com algum tipo de câncer”, completa a secretária.  

A moradora do Maiobão, um dos bairros impactados pela Carreta, Fátima Cunha Torres, enxerga com bons olhos atuação itinerante do dispositivo. “A Carreta da Mulher é muito importante para nós, mulheres, fazermos nossos exames, com comodidade. Nós sabemos que, quando a gente tem um problema, procuramos o SUS, mas temos dificuldade por que é muita gente. E a prevenção do câncer não espera. Por isso, é muito importante o trabalho da Carreta, que está trazendo a saúde até nós”, pontuou. 

Outubro Rosa

De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 12 mil novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no Brasil, no ano passado. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56, infelizmente, desenvolvem a condição. 

Atento aos números alarmantes, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), intensificou as ações das Carretas da Mulher Maranhense na Grande Ilha e em todo o estado, reforçando a campanha de Outubro Rosa. A iniciativa promoveu a prevenção e o combate ao câncer de mama, totalizando 5 mil atendimentos. As ações perpassaram por 5 municípios do estado, além de 14 bairros na Região Metropolitana.

Documentos e pré-requisitos de atendimento

Os atendimentos são realizados com apresentação da carteira de identidade, comprovante de residência e o Cartão do SUS. Para ser beneficiada com atendimento de mamografia, a mulher tem que ter idade entre 40 e 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, devem pedir solicitação médica, que será avaliada previamente pela equipe.