.

Carreta da Mulher Maranhense realiza ação em São José de Ribamar, neste sábado (3)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), em alusão a campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, realiza ação, por meio da Carreta da Mulher Maranhense, neste sábado (3), no município de São José de Ribamar. 

Os atendimentos acontecerão na unidade do IEMA de São José de Ribamar, das 8h às 17h. Na oportunidade, serão disponibilizados serviços como: mamografia, exame preventivo, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, além de palestras educativas para as mulheres da comunidade.

Sobre a campanha

Atento aos dados alarmantes de feminicídio e buscando conscientizar a sociedade maranhense para o combate à violência contra as mulheres, o Governo do Maranhão está promovendo a campanha “Viver sem violência é direito de todas as mulheres”.

A iniciativa é uma parceria do poder público com a sociedade civil organizada e faz alusão aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. 

Entre as atividades previstas na programação, estão a distribuição de materiais informativos, palestras, rodas de conversa e atos de conscientização, com foco na prevenção e denúncia de crimes relacionados ao gênero, além da divulgação dos canais de amparo e os mecanismos de proteção às vítimas.

Conhecido inicialmente como 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a iniciativa foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, localizado nos EUA.

A Campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é realizada todos os anos em mais de 150 países. A mobilização envolve diversos setores da sociedade civil e do poder público pela erradicação da violência de gênero.

Itinerância

A Carreta da Mulher atua de maneira itinerante nos bairros e municípios do Maranhão. Os atendimentos são realizados com apresentação da carteira de identidade, comprovante de residência e o Cartão do SUS. 

Para ser beneficiada com atendimento de mamografia, a mulher tem que ter idade entre 40 e 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, devem pedir solicitação médica, que será avaliada previamente pela equipe.