O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Carnaval 2025: saiba qual tipo de sapato é o ideal para curtir a folia

Ainda que ir em blocos de carnaval e aproveitar a folia todos os dias não seja inerente a todo brasileiro, a grande maioria mal pode esperar para aproveitar esses dias da melhor forma possível. Seja para seguir os trios elétricos ou aproveitar os shows parado, as atividades exigem preparo.

“Para começar, o sapato. Um tênis confortável de base larga é imprescindível para aproveitar bem o carnaval. Isso porque, quando ele tem entre 2 e 3 centímetros de salto, o impacto é melhor absorvido e as articulações, principalmente as dos joelhos, não sofrem tanto”, explica Dr. Riccardo Gobbi, líder de ortopedia do Hcor.

Outra dica importante é usar meias de poliamida, que são indicadas, geralmente, para atividades que requerem muito atrito entre o pé e o sapato. “As meias de algodão são boas se o seu hábito de curtir a folia não envolver muita atividade, pois absorve muito suor e pode ficar áspera. Já as de poliamida não, ela reduz o atrito e impede a formação de bolhas.”

Ainda de acordo com o especialista, a festa também pode favorecer acidentes e causar as chamadas “lesões típicas de Carnaval”. Entre as principais, estão entorses articulares, sobretudo de joelho e tornozelo, podendo resultar em lesões ligamentares, meniscais e fraturas, e perfuração do pé por objetos devido ao uso de sapatos inadequados durante a festa. Além disso, muitos pacientes com doenças articulares prévias acabam por apresentar uma piora do quadro (dores, edemas, derrames articulares, fraturas por estresse), ocasionada pela sobrecarga dos membros.

“Costumamos ter um volume maior de atendimentos médicos em hospitais e consultórios, geralmente devido às lesões por sobrecarga. No período carnavalesco, danças de movimentos complexos acabam por exigir muito das articulações (principalmente quadris, joelhos, tornozelos e coluna), dos grupos musculares em geral, sem falar nos outros esforços, como subir e descer ladeiras, caminhar longas distâncias acompanhando blocos e horas de pé em shows. Sem o devido preparo físico, o folião pode se lesionar ou mesmo agravar quadros patológicos já existentes”, reforça o Dr. Gobbi.

Sobre o Hcor

O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do país.

Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Conjuntamente, capacita milhares de profissionais anualmente por meio do Hcor Academy com seus cursos de pós-graduação, cursos de atualização e programas de residência e aprimoramento médico.