Carlos Lula destaca referência da rede de saúde materno-infantil de Imperatriz.

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) participou, na sexta-feira (3), da primeira edição da ‘Assembleia Itinerante’, que reuniu o Parlamento estadual na cidade de Imperatriz. Durante a sessão ordinária, realizada na Câmara de Vereadores, o parlamentar destacou a importância da rede materna-infantil para a Região Tocantina.

Carlos Lula relembrou os investimentos do Governo do Estado na Maternidade de Alto Risco de Imperatriz, antigo Hospital Materno, e na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera ao longo dos anos, que transformaram os dois serviços de saúde em unidades referências.

“Quando a diretora Tassiana assumiu o Hospital, em 2016, a unidade apresentava muitos problemas, incluindo a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. A primeira vez que visitei o local, saí de lá chorando. Era um local alugado, sem janelas, com escadas para as gestantes subirem e a água era puxada da rua por meio de uma ligação clandestina”, lembrou.

O deputado complementou dizendo que hoje a realidade é outra. “Enquanto secretário de Saúde, conseguimos um espaço próprio do estado onde atualmente funciona a Casa da Gestante e o serviço deu tão certo que atualmente é modelo para o Ministério da Saúde. Por isso, eu quero parabenizar Imperatriz, por um modelo criado aqui e que virou referência em saúde para o Brasil”, ressaltou.

No mês de fevereiro, a Maternidade de Alto Risco de Imperatriz recebeu o selo ‘Iniciativa Hospital Amigo da Criança’, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e concedido pelo Ministério da Saúde. O selo garante que a unidade funciona dentro de todos os parâmetros e critérios estabelecidos pelo órgão federal.

Em reconhecimento, os parlamentares aprovaram por unanimidade o requerimento do deputado Carlos Lula para ser enviada mensagem de congratulações à Maternidade de Alto Risco de Imperatriz, na pessoa da diretora administrativa Tassiana Miranda Brandão, pela conquista do selo.

Durante pronunciamento, o deputado reforçou, também, a importância de garantir a proximidade do Parlamento com a população. “Parabenizo a atitude da presidente Iracema Vale, pois o lugar do Parlamento não é nos palácios, mas perto das pessoas, escutando o que dói. É poder andar em cada canto desse estado escutando a demanda e tentando encontrar a solução. Tenho certeza de que iremos sair daqui com muitas demandas da cidade de Imperatriz e do Sul do Maranhão, mas teremos condições de dar melhores respostas a esses problemas, por ser isso que a sociedade exige de nós”, afirmou.

Na sessão, que contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além de convidados e sociedade civil, foram apreciados outros projetos em benefício da Região Tocantina. Os deputados decidiram pela destinação de emendas para a saúde. Ao todo, serão destinados R$ 4,2 milhões ao Hospital Macrorregional de Imperatriz Dra. Ruth Noleto para a realização de cirurgias eletivas ortopédicas.