Giro de Noticias

Caravana Mais Turismo qualificou mais de 130 profissionais no Polo Floresta dos Guarás

Com o objetivo de promover o turismo do estado, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou ações da Caravana Mais Turismo, de 19 a 22 de outubro, em Guimarães, Bequimão e Apicum-Açu. 131 profissionais foram qualificados e 301 crianças sensibilizadas nessa visita ao polo turístico da Floresta dos Guarás.

As capacitações tiveram oito horas de carga horária e entrega de certificado, os cursos com abordagens voltados a aplicabilidade dos conteúdos. De acordo com o secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior, a caravana pretende preparar esse segmento para receber melhor os visitantes. “O Maranhão está voltando a receber muitos turistas e queremos que os visitantes sejam bem recebidos e, claro, quando se encantarem com nossas belezas, nos ajudem a promover nosso estado”, afirma Catulé Junior.

O Programa Mais Qualificação, Mais Turismo qualificou 131 profissionais com os cursos de “Técnicas de comercialização e vendas no artesanato”, “Mídias Sociais para promoção do turismo”, “Qualidade no atendimento”, “Boas Práticas para manipulação de alimentos”, “Qualidade no atendimento de bares e restaurantes”, “Condução de visitantes em ambientes naturais” e “Informações turísticas”.

O Superintendente de Qualificação Profissional, Antônio Castro, explica sobre a metodologia. “As técnicas e métodos utilizados durante a aula induzem os alunos a levar para o cotidiano deles as aplicações que aprenderam na sala de aula, dando ênfase no bem receber”, enfatiza Castro.

Além das qualificações, a equipe do Programa Mais Infância, Mais Turismo da Setur realizaram palestras de Combate à Exploração Sexual Infantil no Turismo para mais de 300 crianças e adolescentes.

Caravana Mais Turismo

A Caravana Mais Turismo oferece aos profissionais dos diversos segmentos do turismo uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar sua competitividade, para fortalecimento do produto turístico e desenvolvimento do setor no Maranhão. O programa atenta para as especificidades e padrões culturais de cada polo turístico, visando o aumento da empregabilidade, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável e a autogestão.

Polo Floresta dos Guarás

Ainda em fase de estruturação, o Polo da Floresta dos Guarás fica na parte amazônica do Maranhão, no litoral ocidental do Estado. Os municípios que compõem o polo são Guimarães, Cururupu, Porto Rico do Maranhão, Bequimão, Mirinzal, Apicum Açu e Central do Maranhão.