Giro de Noticias

Caravana Federativa: Serviço Geológico do Brasil leva ao público informações sobre projetos estratégicos no Maranhão

As ações e projetos estratégicos desenvolvidos no Maranhão pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) – empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME) – estiveram em evidência no segundo dia da 5ª Caravana Federativa, promovida pelo Governo Federal em São Luís (MA). Pesquisadores da instituição apresentaram, nesta sexta-feira (24), iniciativas que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

A atuação do SGB também foi destaque na abertura do evento. Na ocasião, o diretor-presidente, Inácio Melo, representando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apresentou ações.

Na apresentação desta sexta-feira, o pesquisador Magno de Freitas abordou o potencial mineral do Maranhão, especialmente para minérios usados na agricultura, como calcário e gipsita. Ele também falou sobre o projeto “Gás de Transição”, lançado neste ano, com o objetivo de identificar novos locais produtores de gás na região do Baixo Parnaíba.

O chefe da Residência de Teresina (RETE), Jean Nascimento, destacou o monitoramento dos recursos hídricos por meio da Rede Integrada de Monitoramento de Águas (RIMAS) e do Sistema Integrado de Águas. Além disso, apresentou ao público detalhes sobre o projeto “Segurança Hídrica no Estado do Maranhão”, que irá gerar informações sobre águas subterrâneas e contribuir para o abastecimento da população.

Outro importante tema abordado foi a operação dos Sistemas de Alerta Hidrológico das bacias dos rios Itapecuru e Parnaíba, que atendem os municípios de Cantanhede, Caxias, Codó, Coroatá e Itapecuru Mirim, Barão de Grajaú e Timon.

Em sua participação, o pesquisador José Sidiney Barros falou sobre o Levantamento da Geodiversidade e da importância das Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e de Inundações para auxiliar na elaboração de planos diretores municipais. Barros ressaltou que o estudo “indica áreas que não podem ser ocupadas pela expansão urbana”, pois precisam ser evitadas devido à suscetibilidade para eventos geológicos.

As Cartas contemplam oito municípios do Maranhão: Bacabal, Barreirinhas, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, São Luís, Trizidela do Vale e Vitória do Mearim. Mais de 1,6 milhão de pessoas vivem nessas localidades e podem ser beneficiadas com os estudos do SGB.