Caravana do Esporte e Caravana das Artes chegam a São Luís

Caravana do Esporte e Caravana das Artes chegam a São Luís, capital do Maranhão, receberá de 24 a 26 de setembro as ações de esporte e de arte educacionais da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, projetos de  responsabilidade social da DISNEY, da ESPN e do UNICEF, realizados pelo Instituto Esporte &  Educação e pelo Instituto Mpumalanga. A iniciativa faz parte do compromisso da DISNEY em promover  um estilo de vida saudável, incentivando atividades esportivas e ao ar livre por meio de suas histórias,  conteúdos, experiências e personagens.

A Caravana do Esporte chega a São Luís com patrocínio da ALCOA e a Caravana das Artes com  patrocínio da OTIS para três dias de ações educacionais dirigidas gratuitamente a alunos das escolas  públicas e a educadres, profissionais e gestores das áreas da Educação, Cultura e Esportes, com apoio  da prefeitura municipal. 

Mais de 3.000 estudantes da rede municipal de ensino, orientados por especialistas dos projetos, vão  brincar em 3 tendas de música, dança e cinema e em 8 miniestações esportivas, dias 24, 25 e 26, das  08h às 17h, na Arena Caravana. O espaço foi erguido especialmente pelos projetos no Campo do  Jardim Améria, na Cidade Operária, e, enquanto as crianças brincam, 200 gestores e profissionais da  educação, do esporte e da cultura vão participar de formações com as metodologias “Esporte  Educacional” e “Viva com Arte”, desenvolvidas pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto 

Mpumalanga. 

É a quinta vez que as Caravanas realizam ações no Maranhão. No Estado já foram atendidas as cidades  de Alcântara, Itapecuru Mirim, Açailândia e a própria capital São Luís.  Adriana Saldanha, diretora geral das Caravanas, afirma que “as metodologias aplicadas na Caravana do  Esporte e na Caravana das Artes atendem a necessidade dos municípios de atuarem a partir de  tecnologias sociais e educacionais que garantam o direito de toda criança e adolescente de praticar  esportes, brincar e viver com arte”. Nesse sentido, o UNICEF reforça a mensagem de que “a Caravana é  uma oportunidade de deixar um legado de novas possibilidades de políticas públicas de esporte e  educação para o município”. Para Augusto Souza, Oficial de Programas da organização internacional, “a Caravana demonstra que, com recursos acessíveis e uma metodologia adequada, é possível  democraticar o acesso ao esporte para cada menina e cada menino”.  Ídolos do esporte e das artes participam das Caravanas em São Luís –

Atletas e artistas convidados pelos projetos participarão da etapa de São Luís e vão brincar com as  crianças na Arena Caravana. Keila Costa, segundo lugar no ranking feminino do salto em distância, visitará as crianças a convite da 

Caravana do Esporte. Medalha de Prata no salto triplo e Bronze no salto em distância no último Troféu  Brasil de Atletismo, Keila está retomando os treinos com vistas às seletivas para Toquio 2020. Keila  detém a marca de 6,47 m no salto em distância, mas precisa chegar aos 6,80 m .

Na Caravana das Artes, os estudantes e a comunidade vão receber a visita do cantor,compositor e  guitarrista paraense Felipe Cordeiro e da atriz Isabella Costa, do Disney Channel. Felipe Cordeiro levará os sons do Pará para as crianças na tenda da música da Caravana das Artes. Cantor, compositor e instrumentista, Felipe Cordeiro é um dos principais expoentes da nova geração de  músicos paraenses e traz os ritmos amazônicos que vão da lambada ao carimbó, da guitarrada ao tecnomelody. O artista é filho e parceiro do violonista, guitarrista e compositor Manoel Cordeiro, um  dos pioneiros da lambada no Pará. Pela primeira vez nas Caravanas, Felipe afirma que ficou “feliz com o convite para conhecer as ações de arte educacional”. Além de participar das oficinas com os  estudantes das escolas públicas nas tendas de artes, Felipe estará no Show da Caravana.

Isabella Costa integra o elenco das séries “Que Talento!”(2013-2016) e Juacas (2018) exibidas pelo Disney Channel. Na Caravana, Isabella esteve nas etapas de Petrolina/PE e Cariacica/ES em 2016 e  também Lauro de Freitas/BA e Serra/ES em 2017.

No Cinema da Caravana, a surpresa fica por conta dos mais queridos personagens da Disney, Mickey e  Pateta. Eles estarão com os estudantes para fotos após as sessões de filmes pela manhã e à tarde.À noite, a comunidade terá acesso gratuito ao Cinema, com 400 lugares por ordem de chegada, na terça 

(24) e na quinta (26), às 19h. Na quarta-feira, 25 de setembro, às 19h30, o Show da Caravana iluminará a maior tenda dos projetos com apresentações de Felipe Cordeiro e da Banda da Caravana, formada pelos professores de música do projeto e pela cantora Luciana Oliveira.

Sobre as Caravanas

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação que viajam o Brasil levando as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte” para capacitação de educadores e gestores  públicos. Já são quase 200 municípios visitados, com participação voluntária de artistas e atletas. 

A Caravana do Esporte tem patrocínios ALCOA, ITAÚ, REDE, EDP e CMPC, por meio da Lei do  Incentivo ao Esporte/Ministério da Cidadania/Governo Federal.

A Caravana das Artes tem patrocínios OTIS, CMPC, REDE, EDP, PITÁGORAS e GTM, por meio da  Lei de Incentivo à Cultura/Ministério da Cidadania/Governo Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.