Caravana da Cidadania leva serviços básicos à população de Tasso Fragoso
Um mutirão de ações de acesso a documentos e serviços básicos nas áreas social, saúde, trabalho e cidadania beneficiou famílias de baixa renda na cidade de Tasso Fragoso, nesta terça-feira, 19 de setembro de 2023.
A “Caravana da Cidadania” ofereceu atendimentos do Poder Judiciário (CEJUSC), Ministério Púbico, Defensoria Pública, serviço extrajudicial, Instituto de Identificação/SSP, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Viva Procon, Cartório de Registro Civil, Cruz Vermelha Brasileira, Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral.
O atendimento ao público foi realizado por 72 colaboradores dos órgãos parceiros, das 9h às 16h, na Câmara Municipal de Tasso Fragoso. A movimentação de homens e mulheres foi intensa junto às mesas, onde servidores dos órgãos parceiros prestavam os serviços – a maioria gratuitos.
Houve distribuição de cestas básicas e palestras sobre o tema “Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”, ministrada pela promotora de Justiça Hortênsia Fernandes Cavalcante, para 40 mulheres, e sobre “Prevenção e combate ao abuso sexual”, com 140 crianças e adolescentes.
ORIENTAÇÃO SOBRE DEMANDAS NA ÁREA DA SAÚDE E JUSTIÇA
Foram oferecidos serviços como emissão de Registro Geral – primeira e segunda vias (RG); Cartão do SUS; Carteira de Trabalho Digital; Exame de DNA; Boletim de Ocorrência (B.O); Cadastro de Tarifa Social e Cadastro Único para o Auxílio Brasil.
Na área da saúde, houve aplicação de doses de vacina; testes rápidos para detecção de doenças e medição de pressão. Na Justiça, pedidos de Medida Protetiva de Urgência e orientação sobre demanda trabalhista, divórcio consensual, cobrança e negociação de dívidas, acordos na área cível ou famílias, orientação sobre direitos do consumidor,
questões de vizinhança e segunda via de Registro Civil e registro tardio, pelo cartório.
Também foram prestados atendimentos com assistente social, psicólogo e assessores jurídicos.
A Caravana da Cidadania” é um projeto institucional do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Balsas. Segundo o juiz coordenador do CEJUSC, Douglas Lima da Guia, a iniciativa envolve todo o sistema de Justiça e órgãos parceiros da sociedade civil, para levar Justiça e cidadania às pessoas mais vulneráveis, especialmente as localizadas nos termos judiciários da comarca.
“É uma ação de presença onde procuramos ouvir a população e atender seus anseios, concretizando direitos, explicou o juiz coordenador.