Capas para eletrodomésticos: cuidados e recomendações
Muito além da decoração, esse item deve ser usado no tamanho ideal e apenas se for realmente necessário
Ao falar em capas para eletrodomésticos, a primeira lembrança que chega até a mente é a da vovó que costurava e fazia crochê. Ela colocava capinhas em tudo que encontrasse pela casa, desde o botijão de gás até o micro-ondas, e a decoração dos espaços sempre ganhava um toque especial.
Hoje, o uso das capas não é tão frequente, exceto em cidades litorâneas, em razão da maresia, ou em casas alugadas por períodos menores e em épocas específicas. Ainda assim, as capas são práticas e ajudam a proteger os eletrodomésticos quando usadas da maneira correta.
Mas essa prática é ideal? Será que colocar uma capa sobre seu micro-ondas ou sobre o forno elétrico pode diminuir a vida útil do aparelho? A verdade é que você pode usar as capas, porém precisa seguir alguns cuidados e recomendações para garantir o bom funcionamento do eletrodoméstico.
Escolha do material adequado
Ao selecionar o material da capa para micro-ondas ou outro eletrodoméstico, é importante escolher algo resistente e fácil de limpar. O algodão, o PVC e o poliéster são as melhores opções, por serem respiráveis, duráveis e impermeáveis.
O PVC pode ficar sobre eletrodomésticos que precisam ser protegidos contra possíveis derramamentos, já o algodão é ótimo para aparelhos que não esquentam tanto enquanto estão apenas ligados na tomada. O poliéster, por outro lado, é a escolha perfeita para casas de praia, já que protege contra a umidade.
Limpeza regular
Independentemente de a capa ser usada para cobrir um eletrodoméstico de uso regular, como o micro-ondas, ou aquele que só é utilizado em determinada época do ano, como a secadora, ela precisa de limpeza regular. Poeira, gordura e manchas podem se acumular na capa ao longo do tempo, por isso ela deve ser limpa.
Se o material for impermeável, passar um pano levemente umedecido já ajuda na tarefa, mas, ocasionalmente, será necessário lavar a capa conforme as orientações do fabricante. É importante conferir se a lavagem deve ser feita à mão, na máquina, com água quente ou fria.
Ventilação da capa
As capas de eletrodomésticos precisam ter boa ventilação. Quando cobrem um eletrodoméstico que fica ligado na tomada mesmo quando não está em uso, como o micro-ondas, precisam também ser de materiais que não esquentam tanto.
Agora, se o aparelho é desligado após o uso, como a máquina de lavar roupas, a capa pode até ter zíper, mas sua respirabilidade é importante para evitar o acúmulo de umidade e mofo — e, consequentemente, o surgimento da ferrugem.
Remoção antes do uso
O conselho parece lógico em alguns casos, mas você não pode se esquecer de remover a capa quando for usar o eletrodoméstico. Principalmente se ele esquenta durante o uso, como acontece com fornos elétricos e micro-ondas. Deixar a capa ali pode causar acidentes e até estragar o aparelho.
Retire a capa, dobre-a e deixe-a guardada até concluir o uso do eletrodoméstico. Se for um item usado em dias específicos, vale aproveitar para fazer a limpeza da capa enquanto o aparelho segue em uso.
Tamanho ideal da capa
A capa escolhida para o eletrodoméstico precisa ser própria para aquele modelo e ter o tamanho ideal. Se for muito pequena, pode não proteger corretamente o micro-ondas contra a poeira e a ação da maresia. Por outro lado, se for muito grande, pode dificultar o manuseio e até atrapalhar a rotina na cozinha.
Antes de comprar a capa, pesquise por opções próprias para a marca do seu aparelho. Vai fazer algo de crochê, pensado para proteger e decorar o eletrodoméstico? Meça tudo com fita métrica e só comece a produção quando souber a medida correta. Se precisar, desmanche o trabalho e aumente (ou diminua) o tamanho da capa.