Capacitações de mulheres integram soluções do programa Cidade Empreendedora

À medida em que o Mês da Mulher se desenrola, a Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, em parceria com a Prefeitura Municipal de em São José de Ribamar, dá vida ao eixo Empreendedorismo Feminino por meio do Projeto Cidade Empreendedora com uma série de cursos dedicados ao fortalecimento das mulheres. Nesta etapa do projeto, o foco está voltado para mulheres artesãs, profissionais da beleza, costureiras, comerciantes varejistas, empreendedoras da gastronomia e marisqueiras, refletindo a diversidade e riqueza do tecido empresarial feminino da região.

“Participar desses cursos é muito importante para mim. Como artesã, muitas vezes me concentro apenas no processo criativo, mas o treinamento do Sebrae está mostrando como é vital a gestão para transformar minha paixão em um negócio mais próspero”, diz Ana Clécia, com entusiasmo evidente.

Esta iniciativa capacitará cerca de 150 mulheres em São José de Ribamar, sublinhando um movimento crescente de mulheres no empreendedorismo nacional e local. Dados do Sebrae indicam que 34,8% dos empreendedores brasileiros são mulheres, somando mais de 10 milhões de lideranças femininas nos negócios. No Maranhão, elas comandam 33% dos negócios formais e informais, um sinal claro do papel essencial que desempenham na economia.

“O empreendedorismo feminino é uma força transformadora na economia local e global. No Sebrae, estamos empenhados em fomentar essa força por meio de capacitações que não só equipam as mulheres com habilidades técnicas e gerenciais, mas também promovem a autoestima e o reconhecimento do seu valor inestimável no mundo dos negócios”, afirma Rosanira Leite, analista do Sebrae.

Para a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, a capacitação é fundamental para todos os empreendedores, especialmente mulheres, que, em muitos casos, enfrentam desafios adicionais devido à sobrecarga de responsabilidades. “As mulheres empreendem, às vezes, em condições adversas, tendo que conciliar vários papéis, carreira e família com a gestão do negócio, enfrentando preconceitos e a falta de igualdade e reconhecimento; mas, todos os dias, a mulher nos dá valiosas lições, inspirando-nos com seu jeito próprio de enxergar o mundo e empreender”, ressalta a diretora.

Nessa perspectiva, às participantes dos cursos em São José de Ribamar estão sendo geradas oportunidades que vão além do desenvolvimento de habilidades técnicas, mas visam despertar a identidade feminina, fortalecer a autoestima, o autoconhecimento, e suscitar transformações positivas em seus negócios. “Queremos que elas se sintam protagonistas de suas próprias histórias, gestoras capacitadas de seus negócios”, explica a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Gilvana Duailibe.

O programa de capacitação, que se estende às estratégias de negociação e vendas, tem conteúdos desenhados, ainda, para prepará-las para a Feira de Negócios das Mulheres Empreendedoras, que acontecerá no mês maio, onde terão a oportunidade de comercializar e apresentar seus produtos.

Cidade Empreendedora — No III ciclo do Programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria com o governo do Estado e prefeituras, estão sendo contemplados 82 municípios. O Programa impacta mais de 3 milhões de pessoas em todo o Maranhão, praticamente a metade da população do estado, estimulando o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo nos municípios ao fornecer apoio técnico e capacitação às equipes de gestores municipais, servidores públicos e empreendedores. São José de Ribamar é um dos municípios contemplados, por meio de contratação direta junto ao Sebrae.

PROGRAMAÇÃO

CURSO: MULHERES EMPREENDEDORAS
Para os Grupos de Artesãs e Beleza
Data: 05 a 08 de março de 2024 (4 dias)
Horário: 14h às 19h
Local: Agência do Trabalho – São José de Ribamar

Para os Grupos de Mulheres Costureiras e Varejistas
Data: 12 a 15 de março de 2024 (4 dias)
Horário: 14h às 19h
Local: Agência do Trabalho – São José de Ribamar

Para os Grupos de Mulheres da Gastronomia e Marisqueiras
Data: 26 a 29 de março de 2024 (4 dias)
Horário: 14h às 19h
Local: Agência do Trabalho, São José de Ribamar